(RE)CONHECER PARA COLORIR EM GUANAMBI - BA: a escola da periferia enquanto coração da cidade que educa e (se) transforma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2797

Palavras-chave:

Arquitetura escolar, Cidade que educa, Protagonismo juvenil

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da UNEB – Campus VI, que teve como foco o potencial pedagógico das escolas municipais localizadas em áreas periféricas de Guanambi, Bahia. A investigação, realizada por meio de oficinas com estudantes do 9º ano, analisou as percepções dos discentes sobre o território e a infraestrutura escolar, destacando a arquitetura como elemento central na construção de um circuito urbanoeducativo. A proposta fundamenta-se na psicologia das cores, conforme os estudos de Eva Heller, e em princípios de arquitetura escolar discutidos por Doris Kowaltowski, visando ressignificar os espaços educacionais por meio de intervenções que articulam funcionalidade, conforto e estética. As melhorias sugeridas abrangem desde a aplicação de cores para potencializar o pertencimento e a identidade local até a implementação de equipamentos e estruturas que promovam acessibilidade, sustentabilidade e integração comunitária. O estudo reforça o protagonismo juvenil no processo de transformação social, ao promover a participação ativa dos estudantes na formulação de um ambiente escolar mais inclusivo e adequado às necessidades da comunidade. Assim, o artigo contribui para reflexões sobre o direito à cidade, evidenciando a centralidade das escolas como agentes de superação das desigualdades urbanas e espaços de emancipação e cidadania.

Downloads

Biografia do Autor

Arley Fagner Pereira Souza, UNIFG - BA

Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade pelo PPGELS - UNEB Campus VI, com especialização lato sensu em Arquitetura e Cidade pelo instituto FACUMINAS - MG, e graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário UNIFIPMOC - Montes Claros (2017), na condição de bolsista do Prouni. Atua como arquiteto e urbanista com foco em projetos de edificações e como assessor de um condomínio residencial na análise e aprovação de projetos, além de atuar na docência dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UNIFG - Guanambi. Na parte acadêmica, desenvolve estudos na área do Urbanismo, com ênfase nas questões referentes ao exercício do direito à cidade em territórios de periferia aliadas aos princípios das cidades que educam. Pesquisa sobre pequenos e médios polos urbanos, e o planejamento regional de cidades em regiões semiáridas, analisando os processos que envolvem a produção dos territórios (não)urbanizados.

Wagnervalter Dutra Júnior, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Docente do curso de Licenciatura em Geografia e do Programa de Pós Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (UNEB–Campus VI); Coordenador do Grupo de Pesquisa Gemarx – UNEB Campus VI.

Referências

CAMEJO PEREIRA, V.; PENHA DE PAULA, A. O DIÁLOGO DE SABERES COMO CONCEPÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MÉTODO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022032, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1768. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1768. Acesso em: 10 fev. 2025.

GUIMARÃES, L. Cores, Cultura e Comunicação. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2015.

HELLER, E. A psicologia das cores. 1 ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2013. 311p.

KOWALTOWSKI, D. C. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 247p.

SOUZA, A. F. P. A “cor da periferia” nas cidades que educam: as possibilidades de efetivação do direito à cidade, por meio de um circuito urbano educacional em Guanambi-BA. 2024. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade do Estado da Bahia, Caetité/BA, 2024.

TEIXEIRA, A. A educação para a democracia. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

Downloads

Publicado

2025-03-21

Como Citar

SOUZA, A. F. P.; DUTRA JÚNIOR, W. (RE)CONHECER PARA COLORIR EM GUANAMBI - BA: a escola da periferia enquanto coração da cidade que educa e (se) transforma. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025027, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2797. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2797. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê