(RE)CONHECER PARA COLORIR EM GUANAMBI - BA: a escola da periferia enquanto coração da cidade que educa e (se) transforma
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2797Palavras-chave:
Arquitetura escolar, Cidade que educa, Protagonismo juvenilResumo
O presente artigo é um recorte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da UNEB – Campus VI, que teve como foco o potencial pedagógico das escolas municipais localizadas em áreas periféricas de Guanambi, Bahia. A investigação, realizada por meio de oficinas com estudantes do 9º ano, analisou as percepções dos discentes sobre o território e a infraestrutura escolar, destacando a arquitetura como elemento central na construção de um circuito urbanoeducativo. A proposta fundamenta-se na psicologia das cores, conforme os estudos de Eva Heller, e em princípios de arquitetura escolar discutidos por Doris Kowaltowski, visando ressignificar os espaços educacionais por meio de intervenções que articulam funcionalidade, conforto e estética. As melhorias sugeridas abrangem desde a aplicação de cores para potencializar o pertencimento e a identidade local até a implementação de equipamentos e estruturas que promovam acessibilidade, sustentabilidade e integração comunitária. O estudo reforça o protagonismo juvenil no processo de transformação social, ao promover a participação ativa dos estudantes na formulação de um ambiente escolar mais inclusivo e adequado às necessidades da comunidade. Assim, o artigo contribui para reflexões sobre o direito à cidade, evidenciando a centralidade das escolas como agentes de superação das desigualdades urbanas e espaços de emancipação e cidadania.
Downloads
Referências
CAMEJO PEREIRA, V.; PENHA DE PAULA, A. O DIÁLOGO DE SABERES COMO CONCEPÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E MÉTODO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022032, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1768. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1768. Acesso em: 10 fev. 2025.
GUIMARÃES, L. Cores, Cultura e Comunicação. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2015.
HELLER, E. A psicologia das cores. 1 ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2013. 311p.
KOWALTOWSKI, D. C. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 247p.
SOUZA, A. F. P. A “cor da periferia” nas cidades que educam: as possibilidades de efetivação do direito à cidade, por meio de um circuito urbano educacional em Guanambi-BA. 2024. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade do Estado da Bahia, Caetité/BA, 2024.
TEIXEIRA, A. A educação para a democracia. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arley Fagner Pereira Souza, Wagnervalter Dutra Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).