PUXIRUM DE SABERES EM COMUNIDADES DO CAMPO, RIOS E FLORESTAS DA AMAZÔNIA: uma possibilidade de formação permanente de professores

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação Permanente, Educação do Campo, Políticas Educacionais, Educação na Amazônia

Resumo

As lutas pela Educação do Campo têm problematizado a ação do Estado, reivindicando a formulação e efetivação de políticas e processos de formação de professoras e professores da Educação Básica em diálogo com as especificidades e diversidade sociocultural e territorial dos povos do campo, águas e florestas, por uma formação docente referenciada com os princípios da Educação do Campo e da emancipação humana. Este artigo objetiva socializar a experiência vivenciada no Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo: práticas pedagógicas, Ação Escola da Terra, ocorrido no ano de 2021, no município de Manicoré, no Estado do Amazonas, que se realizou com a Pedagogia da Alternância e o Puxirum, enquanto estratégia formativa de escuta e dialógica, segundo o legado freireano. O Puxirum, especialmente, fortaleceu a organização do trabalho pedagógico em diálogo com a universidade, a coordenação pedagógica do município e com as comunidades locais, afirmando o diálogo de saberes científicos e tradicionais nos processos de formação de professoras e professores.

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Biografia do Autor

Edilson da Costa Albarado, Universidade do Estado do Amazonas / UEA

Doutor em Educação no PPGED/UFPA. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Especialista em Educação Ambiental Urbana. Graduado em Pedagogia UFAM. Professor substituto na Universidade do Estado do Amazona/UEA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia /GEPERUAZ/UFPA, do Grupo de Estudos, Pesquisas em Educação do Campo e Territorialidades Amazônicas/ CANOA e do Grupo História, Sociedade e Educação no Brasil /HISTEDBR/UFOPA. 

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará

Professor Titular no Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED e do Programa de Pós-Graduação em Saberes e Linguagens da Amazônia do Campus de Bragança. Doutor em Educação e Currículo pela PUC-SP. Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, com bolsa Fulbright. Bolsista Produtividade do CNPq. Pós-Doutor pela Universidade do Estado do Amapá. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, das Águas e das Florestas nas Amazônias (GEPERUAZ). Integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo. Coordena a Escola de Conselhos Pará: Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense.

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Publicado

2025-11-18

Como Citar

ALBARADO, E. da C.; HAGE, S. A. M. PUXIRUM DE SABERES EM COMUNIDADES DO CAMPO, RIOS E FLORESTAS DA AMAZÔNIA: uma possibilidade de formação permanente de professores . Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025052, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2844. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2844. Acesso em: 12 dez. 2025.

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