PUXIRUM DE SABERES EM COMUNIDADES DO CAMPO, RIOS E FLORESTAS DA AMAZÔNIA: uma possibilidade de formação permanente de professores
Palavras-chave:
Formação de Professores, Formação Permanente, Educação do Campo, Políticas Educacionais, Educação na AmazôniaResumo
As lutas pela Educação do Campo têm problematizado a ação do Estado, reivindicando a formulação e efetivação de políticas e processos de formação de professoras e professores da Educação Básica em diálogo com as especificidades e diversidade sociocultural e territorial dos povos do campo, águas e florestas, por uma formação docente referenciada com os princípios da Educação do Campo e da emancipação humana. Este artigo objetiva socializar a experiência vivenciada no Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo: práticas pedagógicas, Ação Escola da Terra, ocorrido no ano de 2021, no município de Manicoré, no Estado do Amazonas, que se realizou com a Pedagogia da Alternância e o Puxirum, enquanto estratégia formativa de escuta e dialógica, segundo o legado freireano. O Puxirum, especialmente, fortaleceu a organização do trabalho pedagógico em diálogo com a universidade, a coordenação pedagógica do município e com as comunidades locais, afirmando o diálogo de saberes científicos e tradicionais nos processos de formação de professoras e professores.
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