EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NO ENSINO SUPERIOR: percepções docentes sobre integração e desafios

Autores

Palavras-chave:

conscientização de estudantes, gestão educacional, integração para ensinar, semiótica discursiva, sustentabilidade

Resumo

Este ensaio crítico analisa a interseção entre Gestão Educacional e Educação Sustentável no Ensino Superior, investigando a compreensão do conceito de Educação Sustentável, a eficácia da gestão para promover sustentabilidade, o papel dos professores como agentes de transformação, os desafios enfrentados e as oportunidades para construir um sistema educacional mais sustentável e inclusivo. A abordagem adota uma perspectiva sistêmica e transformadora da sustentabilidade, fundamentada em princípios de resiliência, integração e mudança paradigmática nos processos educativos. Aplicou-se um questionário cujas respostas foram examinadas pela semiótica discursiva e pelo Método do Quadrado Semiótico. Os docentes destacaram a necessidade de aprofundar o entendimento sobre Educação Sustentável e integrar estratégias de gestão educacional, reconhecendo seu papel transformador, mas apontando entraves como ausência de políticas institucionais. Identificaram oportunidades em projetos integrados, debates e aplicação prática do conhecimento, embora ressaltem a falta de clareza e orientação para efetivar tais ações. Evidenciaram-se a complexidade, tensões e obstáculos da promoção da sustentabilidade, reforçando que avanços exigem compreensão ampla, integração de estratégias de gestão e superação de desafios institucionais.

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Biografia do Autor

Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, Universidade de São Paulo

Pós-doutor em Ecologia de Ecossistemas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pedagogo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6800273852924167  

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

PEREIRA-SILVA, E. F. L. EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NO ENSINO SUPERIOR: percepções docentes sobre integração e desafios. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025056, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2984. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2984. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos