EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL NO ENSINO SUPERIOR: percepções docentes sobre integração e desafios
Palavras-chave:
conscientização de estudantes, gestão educacional, integração para ensinar, semiótica discursiva, sustentabilidadeResumo
Este ensaio crítico analisa a interseção entre Gestão Educacional e Educação Sustentável no Ensino Superior, investigando a compreensão do conceito de Educação Sustentável, a eficácia da gestão para promover sustentabilidade, o papel dos professores como agentes de transformação, os desafios enfrentados e as oportunidades para construir um sistema educacional mais sustentável e inclusivo. A abordagem adota uma perspectiva sistêmica e transformadora da sustentabilidade, fundamentada em princípios de resiliência, integração e mudança paradigmática nos processos educativos. Aplicou-se um questionário cujas respostas foram examinadas pela semiótica discursiva e pelo Método do Quadrado Semiótico. Os docentes destacaram a necessidade de aprofundar o entendimento sobre Educação Sustentável e integrar estratégias de gestão educacional, reconhecendo seu papel transformador, mas apontando entraves como ausência de políticas institucionais. Identificaram oportunidades em projetos integrados, debates e aplicação prática do conhecimento, embora ressaltem a falta de clareza e orientação para efetivar tais ações. Evidenciaram-se a complexidade, tensões e obstáculos da promoção da sustentabilidade, reforçando que avanços exigem compreensão ampla, integração de estratégias de gestão e superação de desafios institucionais.
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