MÚLTIPLAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA INVESTIGAR A CONTAMINAÇÃO DE ÁGUA POR METAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2707

Palavras-chave:

Prática como componente curricular, Análise qualitativa, Separação de cátions

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de prática educativa referente a uma proposta de ensino para a Prática como Componente Curricular desenvolvida no contexto da disciplina Química Analítica Qualitativa, do curso Licenciatura em Química de uma instituição pública federal do estado de São Paulo. Tendo como base a metodologia da pesquisa-ação, um conjunto de ações didáticas, pautadas em uma perspectiva investigativa e multiestratégica, abordando o tema da identificação de cátions metálicos em amostras de água contaminada, sugeriu-se e ponderou-se a aceitação e a participação de 19 professores em formação. Propondo-se situações práticas e pedagógicas, aplicou-se abordagem metodológica dos 3 Momentos Pedagógicos e diferentes estratégias de ensino, tais como Estudo de Caso, Atividade Experimental Investigativa e Método Cooperativo Jigsaw. Em virtude das reflexões críticas dos alunos, infere-se que a relevância deste trabalho está fundamentada na perspectiva da inovação da ação didática. À vista disso, os discentes explicitaram a importância da proposta de ensino mediante sua participação e exploração em situações investigativas, que estimularam tanto o protagonismo diante dos processos de ensino e aprendizagem quanto da aproximação entre a teoria e a prática. Ao observar o expressivo engajamento e participação dos discentes, sugere-se esta proposta como alternativa viável para fomentar mudanças e para evitar o ensino tradicional de conteúdos da Química Analítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Lourencetti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado (2001), Licenciatura (2004), Mestrado (2004) e Doutorado (2006) em Química pelo Instituto de Química de Araraquara - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de metodologias analíticas para análise de resíduos de pesticidas e poluentes orgânicos persistentes em matrizes ambientais (água, solo e composto de resíduos sólidos urbanos) e estudo do comportamento dessas substâncias em solo e em água superficial. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSP, Campus Matão, tem atuado na Educação Básica (Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, disciplinas técnicas) e no curso de formação de professores (Licenciatura em Química). Neste último, tem buscado contextualizar conteúdo da Química Analítica e Ambiental com o dia a dia do aluno e situações que possam remeter à prática docente pelas atividades de Prática como Componente Curricular.

Francisco Otávio Cintra Ferrarini , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutorado em Química. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Matão, São Paulo, Brasil.

Referências

ABREU, D. G.; COSTA, C. R.; ASSIS, M. D.; IAMAMOTO, Y. Uma proposta para o ensino da Química Analítica Qualitativa. Química Nova, São Paulo, v. 29, n. 6, pp. 1381-1386, 2006. DOI: 10.1590/S0100-40422006000600039. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/XbrHYFHwr9bYLr38tM4J7Cj/?lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2024.

BACCAN, N.; GODINHO, O.E.S.; ALEIXO L.M.; STEIN, E. Introdução à semimicroanálise qualitativa. 7. ed. Campinas: Editora UNICAMP, 1997.

BASTOS, F.; NARDI, R.; DINIZ, R. E. S.; CALDEIRA, A. M. A. Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Ciências: revistando os debates sobre Construtivismo. In: NARDI, R.; BASTOS, F.; DINIZ, R. E. S. (org.). Pesquisas em ensino de ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2004, p. 9-55.

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Da discência à docência: concepções e perspectivas na formação inicial de professores de química sobre a Sequência Didática – SD. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 119–147, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID718. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/718. Acesso em: 25 ago. 2024.

BEGO A. M.; OLIVEIRA R. C.; CORRÊA R. G. O papel da Prática como Componente Curricular. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 250-260, ago. 2017. DOI: 10.21577/0104-8899.20160082. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_3/06-EA-26-16.pdf. Acesso em: 25 ago. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 18 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Ofício Circular nº 17/2022/CONEP/SECNS/MS. Orientações sobre a aplicabilidade da Resolução CNS nº 510/2016 às pesquisas que não envolvem seres humanos. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-a-informacao/sobre-o-conselho/camaras-tecnicas-e-comissoes/conep/legislacao/oficios-circulares/oficio-circular-no-17-de-5-de-julho-de-2022.pdf/view. Acesso em: 21 dez. 2024.

COCHITO, M. I. S. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, 2004. 198 p. Disponível em: https://www.cidadaniaemportugal.pt/wp-content/uploads/recursos/cooperacao-e-aprendizagem.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

COLL, C.; et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

DANTAS, M. J.; SILVA, M. G. L.; SANTOS FILHO, P. F. Um estudo em química analítica e a identificação de cátions do grupo III. Educación Química, Ciudad de México, v. 22, n. 1, p. 32-37, 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2011000100006&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 18 jun. 2024.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Metodologia do ensino de Ciências. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FATARELLI, I. F. C.; FERREIRA, L. N. DE A.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf. Acesso em 18 jun. 2024.

KASSEBOEHMER, A. C.; HARTWIG, D. R.; FERREIRA, L. H. Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

LABURU, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003. DOI: 10.1590/S1516-73132003000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/PSPp8GDNBD4XwVWnZx3MPqz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2024.

LOURENCETTI, C. Proposal of an investigative case to context Qualitative Analytical Chemistry subjects. In: ANAIS DA 43ª REUNIÃO ANUAL VIRTUAL DA SBQ, 2020, Online. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2020. Disponível em: https://proceedings.science/proceedings/100141/_papers/119431/download/abstract_file1?lang=pt-br. Acesso em: 15 jan. 2025.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. I. A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 273-283, 2000. DOI: 10.1590/S0100-40422000000200022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/QZSvNkKHJHG3Wk6XsSd7Phb/. Acesso em: 25 ago. 2024.

MOREIRA, M. A; ROSA, P. R. S. Subsídios Metodológicos para o Professor Pesquisador. Pesquisa em Ensino: Métodos Qualitativos e Quantitativos. 1. ed. Porto Alegre: Instituto de Física – UFRGS, 2009. 83 p.

POSTIGO, J. P.; BARBOSA, H. F. G.; CALEFI, R. M.; JESUS, J. H. F.; CERVINI, P.; BUORO, R. M.; OTERO, R. L. S.; CAVALHEIRO, E. T. G. Uma proposta para o ensino de laboratório de química analítica qualitativa. Química Nova, São Paulo, v. 44, n. 4, p. 502-511, 2021. DOI: 10.21577/0100-4042.20170673. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/9mFW6QtQf9YdZ34nXQyvqzC/?lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2024.

QUEIROZ, S. L.; CABRAL, P. F. O. Estudos de caso no ensino de ciências naturais. São Carlos: Art Point, 2016.

RAMOS, K. C. de A. B.; FONSECA, L. C. de S.; GALIETA, T. Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 305–331, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID399. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/399. Acesso em: 25 ago. 2024.

RIBEIRO, M. M. G. Prática como Componente Curricular. Portal do MEC, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2016/37541-cne-seminario-formacao-professores-2016-apresentacao-06-marcia-gurgel-pdf/file. Acesso em: 18 jun. 2024.

SCHMITZ, G. L.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de Caracterização da prática como componente curricular em cursos de licenciatura em ciências biológicas e em química do estado do Rio Grande do Sul. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 70-84, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i34.684. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/684. Acesso em: 25 ago. 2024.

SILVA, A. F. da; FERREIRA, J. H.; VIERA, C. A. O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 283–304, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID314. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/314. Acesso em: 25 ago. 2024.

TRIPP, D. Pesquisa – ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

VOGEL, A. I. Química analítica qualitativa. 5. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1981.

Downloads

Publicado

2025-02-01

Como Citar

LOURENCETTI, C.; FERRARINI , F. O. C. . MÚLTIPLAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA INVESTIGAR A CONTAMINAÇÃO DE ÁGUA POR METAIS. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025011, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2707. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2707. Acesso em: 22 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos