Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia

Autores

  • Karen Christina de Almeida Batista Ramos
  • Lana Claudia de Souza Fonseca
  • Tatiana Galieta

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1ID399

Resumo

O ensino sobre o Ser Humano tem sido, historicamente, reduzido ao ensino do corpo humano nas disciplinas escolares Ciências e Biologia. Neste artigo apresentamos uma investigação que buscou compreender de que forma as práticas docentes sobre Ser Humano se relacionam com as visões de professores de Ciências e Biologia sobre o Ser Humano, com o intuito de contribuir para a superação do enfoque fragmentado e mecanicista já tradicional. Além disso, procurou-se identificar quais os possíveis fatores podem interferir nas práticas docentes. Foram selecionados como sujeitos da pesquisa três professores egressos de um mesmo curso de licenciatura e atuantes em uma rede municipal de educação. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. As práticas docentes relatadas ressaltam a inclusão do cotidiano dos alunos, o uso de suas concepções prévias e a ampliação do diálogo em sala de aula em sintonia com a visão predominante de Ser Humano focada em aspectos biológicos, ainda que a visão cultural (que contemplam as dimensões histórica e social) e a visão filosófica fizessem parte do conjunto de concepções apresentadas pelos sujeitos da pesquisa. Quanto aos fatores que interferem nas práticas docentes aparecem o currículo, as avaliações e o comportamento dos alunos. Sinalizamos a necessidade do desdobramento do tema em novas investigações empíricas que contemplem outros cenários e perfis diversos de sujeitos.

 

Palavras-chave: Ser Humano. Corpo Humano. Ensino de Ciências e Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

RAMOS, K. C. de A. B.; FONSECA, L. C. de S.; GALIETA, T. Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 305–331, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID399. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/399. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos