NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL APLICADA A CURSOS DA SAÚDE: revisão de escopo e proposta de framework
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2652Palavras-chave:
Neurociência, Saúde, RevisãoResumo
A Neurociência Educacional é um vasto campo do conhecimento. Incorpora estratégias relacionadas ao cérebro humano, à psicologia educacional e às ciências do ensino-aprendizado. Visa apreender o papel e influência das neurociências no contexto pedagógico. Fornece subsídio a processos de tomada de decisão relacionados ao desenvolvimento de competências, essenciais aos profissionais das áreas da saúde. Processos devem considerar evidências científicas disponíveis, passíveis de sumarização através do levantamento da literatura. Atuais estudos apresentam como limitações a não abordagem do emprego da Neurociência Educacional, no contexto de ensino-aprendizagem, em cursos da saúde. Conduziu-se uma Revisão de Escopo voltada à identificação de estudos que abordassem o emprego da Neurociência Educacional, no contexto ensino-aprendizagem, em cursos da área da Saúde. Foram empregadas 10 estratégias de busca distintas, utilizando-se descritores relacionados à neurociência, ao processo ensino-aprendizagem e à saúde, em sete bancos de dados que deveriam compor a seção título de manuscritos disponíveis integralmente, em português ou inglês. A amostra final é composta de 15 manuscritos, que abordaram o emprego da Neurociência Educacional sob a forma de ensaio (um), artigos de revisão (seis) e estudos experimentais (oito), contemplando apenas cursos de Medicina e Biomedicina. Parte dos resultados é empregada na estruturação de um framework conceitual destinado a docentes e ou pesquisadores. O reduzido número de manuscritos recuperados evidencia a necessidade, sobretudo em território nacional, de novas abordagens didático-pedagógicas à luz da Neurociência Educacional visando à formação de profissionais com excelência.
Downloads
Referências
AROMATARIS, E.; MUNN, Z. (Org.). JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI, 2020. Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global/. Acesso em: 16 jan. 2023.
BASSO, F. P.; SALLES, J. F. Instrumento de identificação das práticas de ensino da leitura e da escrita. Ciências & Cognição, v. 21, n. 2, p. 255-273, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/159349. Acesso em: 16 jan. 2023.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. PARECER CNE/CES Nº 334/2019. Institui a orientação às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12986. Acesso em: 03 maio 2023.
CADORIN, L.; BAGNASCO, A.; TOLOTTI, A.; PAGNUCCI, N.; SASSO, L. Instruments for measuring meaningful learning in healthcare students: a systematic psychometric review. Journal of Advanced Nursing, v. 72, n. 9, p. 1972-1990, 2016. DOI https://doi.org/10.1111/jan.12926. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jan.12926. Acesso em: 03 maio 2023.
CARVALHO, F. A. H.; BARROS, D. M. Neurociências aplicada à educação – uma experiência de ensino no PPG educação em ciências: química da vida e saúde da FURG. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. II. 2012. Santo Ângelo – RS. Anais... p. 1-4. Disponível em: https://san.uri.br/sites/anais/ciecitec/2012/resumos/REL_EXP_PLENARIA/ple_exp8.pdf. Acesso em: 03 maio 2023.
CHI, M. T. H. Active-constructive-interactive: a conceptual framework for differentiating learning activities. Topics in Cognitive Science v. 1, n. 1, p. 73-105, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1756-8765.2008.01005.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1756-8765.2008.01005.x Acesso em: 16 jan. 2023.
CHI, M. T. H.; WYLIE, R. The ICAP framework: linking cognitive engagement to active learning outcomes. Educational Psychologist, v. 49, n. 4, p. 219-243, 2014. DOI https://doi.org/10.1080/00461520.2014.965823. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00461520.2014.965823. Acesso em: 16 jan. 2023.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ). Ciências da Saúde. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/ciencias-da-saude. Acesso em: 03 maio 2023.
COSTA, A, P.; FERREIRA, A, C. S.; SOUZA, A. A.; LIMA, M. E. O.; SOUSA, A. A. Utilização de neurociências como ferramenta para maximizar o processo ensino-aprendizagem na área da saúde, no ensino superior: uma abordagem bibliográfica narrativa. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, v. 1, n. 2, p. 1, 2020. Disponível em: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/536. Acesso em: 04 fev. 2023.
DE BRUIN, A. B. H. The potential of neuroscience for health sciences education: towards convergence of evidence and resisting seductive allure. Advances in Health Sciences Education, v. 21, n. 5, p. 983-990, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s10459-016-9733-2. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s10459-016-9733-2.pdf. Acesso em: 03 maio 2023.
FLOR, C. M. Contribuições de estudos empíricos da neurociência educacional às práticas educativas no período entre 2008 a 2013: revisão sistemática. Aletheia, v. 50, n.1-2, p. 121-131, 2017. DOI: https://doi.org/10.29327/226091. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942017000100011. Acesso em: 03 maio 2023.
FONSECA, V. Papel das funções cognitivas, conativa e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 31, n. 96, p. 236-253, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v31n96/02.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.
GAMENHA, R. S.; PILON, M. P.; NUNCIATO, A. C. Avaliação dos perfis de aprendizagem de estudantes do segundo ano do curso de fisioterapia. Revista Neurociências, v. 30, p. 1-26, 2022. DOI: https://doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13156. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/13156.
Acesso em: 03 maio 2023.
GHANBARI, S.; HAGHANI, F.; BAREKATAIN, M.; JAMALI, A. A systematized review of cognitive load theory in health sciences education and a perspective from cognitive neuroscience. Journal of Education and Health Promotion, v. 9, n. 1, p. 1-13, 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.4103%2Fjehp.jehp_643_19. Disponível em: Journal of Education and Health Promotion. Acesso em: 16 jan. 2023.
LEÃO, M. A. B. G.; PEREIRA, M. M. C. M.; ALMEIDA, R. S.; MELO, S. F.; AUDI, W. F. Aprendizagem e metacognição do adulto: panorama de estudos e pesquisas. Ciências & Cognição, v. 20, n. 1, p. 133-141, 2015. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/998. Acesso em: 16 jan. 2021.
LOVATO, F. L.; MICHELOTTI, A.; SILVA, C. B.; LORETTO, E. L. S. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154-171, 2018. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3690. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3690.
Acesso em: 04 fev. 2023.
LOWN, B. A. A social neuroscience-informed model for teaching and practicing compassion in health care. Medical Education, v. 50, p. 332-342, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/medu.12926. Disponível em: https://asmepublications.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/medu.12926. Acesso em: 04 fev. 2023.
MUNN, Z.; PETERS, M. D. J.; STERN, C.; TUFANARU, C.; MCARTHUR, A.; AROMATARIS, E. Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Medical Research Methodology, v. 18, n. 143, p. 1-7, 2018. DOI: https://doi.org/10.1186/s12874-018-0611-x. Disponível em: https://bmcmedresmethodol.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12874-018-0611-x. Acesso em: 16 mar. 2023.
PANADERO, E. A review of self-regulated learning: six models and four directions for research. Frontiers in Psychology, v. 8, n. 422, p. 1-28, 2017. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00422. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2017.00422/full. Acesso em: 16 mar. 2023.
PREUSCHE, I.; LAMM, C. Reflections on empathy in medical education: What can we learn from social neurosciences? Advances in Health Sciences Education, v. 21, p. 235-249, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s10459-015-9581-5. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10459-015-9581-5. Acesso em: 03 maio 2023.
RUITER, D. J.; VAN KESTEREN, M. T. R.; FERNANDEZ, G. How to achieve synergy between medical education and cognitive neuroscience? An exercise on prior knowledge in understanding. Advances in Health Science Education, v. 17, p. 225-240, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s10459-010-9244-5. Disponível em: Acesso em: 03 maio 2023.
SILVA, A. S. P. Neurociência Educacional e processos de ensino-aprendizagem em saúde: revisão de escopo. DOI: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/4CSFR. Disponível em: OSF | Neurociência Educacional e processos de ensino-aprendizagem em saúde: revisão de escopo. Acesso em: 16 mar. 2023.
THOMAS, M. S. C.; ANSARI, D.; KNOWLAND, V. C. P. Annual research review: educational neuroscience: progress and prospects. Journal of child Psychology and Psychiatry, v. 60, n. 4, p. 477-492, 2019. Disponível em: https://acamh.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/jcpp.12973. Acesso em: 16 jan. 2023.
TIMMER, M. C. J.; STEENDIJK, P.; AREND, S. M.; VERSTEEG, M. Making a lecture stick: the effect of spaced instruction on knowledge retention in medical education. Medical Science Educator, v. 30, p. 1211-1219, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s40670-020-00995-0. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40670-020-00995-0. Acesso em: 16 mar. 2023.
TRICCO, A. C.; LILLIE, E.; ZARIN, W.; O’BRIEN, K. K.; COLQUHOUN, H.; LEVAC, D. et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467-486, 2018. DOI: https://doi.org/10.7326/M18-0850. Disponível em: https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M18-0850. Acesso em: 04 maio 2023.
VERSTEEG, M.; VAN BLANKENSTEIN, F. M.; PUTTER, H.; STEENDIJK, P. Peer instruction improves comprehension and transfer of physiological concepts: a randomized comparison with self-explanation. Advances in Health Sciences Education, v. 24, p. 151-165, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10459-018-9858-6. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10459-018-9858-6. Acesso em: 04 maio 2023.
VERSTEEG, M.; HENDRIKS, R. A.; THOMAS, A.; OMMERING, B. W. C.; STEENDIJK, P. Conceptualising spaced learning in health professions education: a scoping review. Medical Education in Review, v. 54, n. 3, p. 205-216, 2020a. DOI: https://doi.org/10.1111/medu.14025. Disponível em: https://asmepublications.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/medu.14025. Acesso em: 04 maio 2023.
VERSTEEG, M.; VAN LOON, M. H.; WIJNEN-MEIJER, M.; STEENDIJK, P. Refuting misconceptions in medical physiology. BMC Medical Education, v. 20, n. 250, p. 1-9, 2020b. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02166-6. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-020-02166-6. Acesso em: 16 jan. 2023.
VERSTEEG, M.; HAFKEMEIJER, A.; DE BEAUFORT, A. J.; STEENDIJK, P. An understanding of (mis)understanders: exploring the underlying mechanisms of concept learning using functional magnectic resonance imaging. Mind, Brain and Education, v. 15, n. 1, p. 129-138, 2021a. DOI: https://doi.org/10.1111/mbe.12273. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/mbe.12273. Acesso em: 04 maio 2023.
VERSTEEG, M.; BRESSERS, G.; WIJNEN-MEIJER, M.; OMMERING, B. W. C.; DE BEAUFORT, A. J.; STEENDIJK, P. What were you thinking? Medical students’ metacognition and perceptions of self-regulated learning. Teaching and Learning in Medicine, v. 33, n. 5, p. 473-482, 2021b. DOI: https://doi.org/10.1080/10401334.2021.1889559. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10401334.2021.1889559. Acesso em: 16 jan. 2023.
VERSTEEG, M. At the heart of learning – navigating towards educational neuroscience in health professions education. 2021. 266f. Tese (Doutorado em Ciência), Universidade de Leiden, Leiden – Holanda, 2021. Disponível em: https://scholarlypublications.universiteitleiden.nl/handle/1887/3134566. Acesso em: 04 maio 2023.
VERSTEEG, M.; STEENDIJK, P. Putting post-decision wagering to the test: a measure of self-perceived knowledge in basic sciences? Perspectives on Medical Education, v. 8, p. 9-16, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s40037-019-0495-4. Disponível em: https://pmejournal.org/articles/10.1007/S40037-019-0495-4. Acesso em: 04 fev. 2023.
VERSTEEG, M.; WIJNEN-MEIJER, M.; STEENDIJK, P. Informing the uninformed: a multitier approach to uncover students’ misconceptions on cardiovascular physiology. Advances on physiology education, v. 43, n. 1, p. 7-14, 2019. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00130.2018. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00130.2018. Acesso em: 16 jan. 2023.
WESSLING, C.; STEIL, A.V.; SILVA, N. Revisão sistemática sobre os modelos mentais de equipe como forma de cognição coletiva. Ciências & Cognição, v. 21, n. 2, p. 229-241, 2016. Disponível em: http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1161. Acesso em: 16 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Augusto Santana Palma Silva, Luis Alberto Valotta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).