ESTIGMATIZAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: uma análise a partir das interações em uma escola de ensino médio

Autores

Palavras-chave:

Interações, Estigma, Desigualdades educacionais

Resumo

O trabalho discute as interações no ambiente escolar geradoras de situações de discriminação e estigmatização que podem influenciar expectativas de futuro e ampliar as desigualdades educacionais. Como opção teórico-metodológica, foi utilizada a etnografia, que permitiu mapear, por meio da observação participante, trajetórias educacionais, expectativas e projetos de futuro de uma classe de 36 jovens matriculados no primeiro ano do curso Técnico em Farmácia de uma escola pública. As análises revelam que nas interações entre os vários segmentos da educação há processos de estigmatização que podem justificar desde presenças e ausências de estudantes em aulas específicas até reprovações e abandono escolar, assim como, a depender da forma como ocorrem, as interações pedagógicas podem gerar trajetórias educacionais de sucesso ou de fracasso.

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Biografia do Autor

Anna Donato Gomes Teixeira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Graduada em Pedagogia e Licenciada em Sociologia. É Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação (UNEB/DEDC XII), e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Avaliação e Gestão (GEPEAG), linha de Avaliação, Planejamento e Desigualdades educacionais; e do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/UNEB), linha de Currículo Diversidade e Formação Docente.

Rodrigo Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ciências Humanas (antropologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, pesquisador vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE)

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Publicado

2025-11-25

Como Citar

TEIXEIRA, A. D. G.; ROSISTOLATO, R. ESTIGMATIZAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: uma análise a partir das interações em uma escola de ensino médio. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025053, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2906. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2906. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos