TRANSPORTE ESCOLAR NO BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO OU INDICADORES EDUCACIONAIS DOS ESTUDANTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2015-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2711

Palavras-chave:

Transporte Escolar, Brasil, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

A Política de Transporte Escolar tem o objetivo de melhorar a acessibilidade dos estudantes que residem em áreas rurais do Brasil ao sistema educacional. Sua implementação é desafiadora devido à diversidade geográfica, social e econômica do país. Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura sobre o transporte escolar, utilizando o método de Revisão Sistemática de Literatura proposto por Roever (2017) somado à análise de pesquisas publicadas entre 2015 e 2024 em quatro bibliotecas virtuais: Periódicos Capes, Oasisbr, SciELO e Web of Science. A revisão abrangeu 57 estudos que abordam temas como Política de Nucleação Escolar, Educação do Campo, Programas de Transporte Escolar e seu Financiamento. Desses trabalhos, sete focaram em indicadores educacionais como a frequência escolar, evasão, IDEB e desempenho no ENEM. Os dados quantitativos revelam a necessidade de amostras mais robustas e análises matemáticas detalhadas para avaliar o impacto do transporte escolar no desempenho dos alunos, mas podem-se destacar problemas como a falta de transporte regular, baixo investimento, longos percursos e má gestão dos recursos, que prejudicam o desempenho educacional. Em contraste, o Programa Caminho da Escola/Ceará se destacou positivamente, mostrando um aumento significativo no IDEB das escolas rurais do estado após sua implementação.

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Biografia do Autor

Sônia Lago Amariz, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda em GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL(2023). Possui Pós-Graduação em GESTÃO PÚBLICA pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2021)- UEMG. Possui Pós Graduação em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte. Possui Graduação em DIREITO - Faculdades Integradas do Norte de Minas (2017) - Advogada - Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Montes Claros (2005).

Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha , Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Administração UFLA-MG. Professor associado do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (ICSA-UNIFAL-MG). Professor do Programa de Pós-Graduação de Gestão Pública e Sociedade (PPGPS).

Carla Leila Oliveira Campos , Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Estudos Linguísticos, UFMG; Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG-Brasil; Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade.

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Publicado

2025-02-01

Como Citar

AMARIZ, S. L.; PESSANHA , G. R. G.; CAMPOS , C. L. O. . TRANSPORTE ESCOLAR NO BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO OU INDICADORES EDUCACIONAIS DOS ESTUDANTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2015-2024). Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025016, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2711. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2711. Acesso em: 22 fev. 2025.

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Artigos