VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NO CENTRO PAULA SOUZA: percepções de gestores e estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2798

Palavras-chave:

Verticalização do ensino, Formação global do aluno, Mundo do trabalho

Resumo

O artigo versa sobre a verticalização do ensino na Educação Profissional Técnica, através da implementação do programa Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Articulado ao Ensino Superior (AMS), proposto pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS). O estudo analisou os procedimentos utilizados pelas equipes de gestão escolar das Escolas Técnicas Estaduais (Etec) responsáveis pela organização das atividades escolares no processo de implementação do programa AMS. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio da realização de entrevista com roteiro semiestruturado com Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Curso, Professores e Alunos do CPS. Os depoimentos dos participantes foram analisados e interpretados na perspectiva da análise de conteúdo e à luz da literatura que discorre sobre o assunto. Os resultados apontam que a proposta de verticalização do ensino está atendendo às expectativas dos segmentos entrevistados. Existe o entendimento de que esse programa tem um diferencial em relação às demais propostas para educação básica integrada à Educação Profissional, apresentadas até o momento da realização da pesquisa.  Esse diferencial se manifesta por meio da compreensão de que o estudante que frequenta o curso organizado nesse modelo, ingressa no ensino superior sem a participação em exame vestibular e, com isso, tem garantida a formação básica somada à formação técnica e superior em um período de cinco anos por meio da oferta de currículo adequado ao perfil do egresso previsto no projeto de curso. 

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Biografia do Autor

Soraya Kullerkupp Cotro , Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestra em Educação pelo Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Professora do Centro Paula Souza. 

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2008); Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); Consultor Ad-hoc para Avaliação das Propostas de Cursos Novos (APCN) da área Educação (Mestrados e Doutorados Acadêmicos), 2020-2022, CAPES, Brasília. É Coordenador Adjunto dos Programas Profissionais da Área de Educação na CAPES. Líder do Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores cadastrado junto ao CNPq/MCT. É avaliador na área da Educação Superior do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis)/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An&iacu te;sio Teixeira (Inep)/ Ministério da Educação (MEC); tem atuado também como avaliador em Comitês Externos e Internos de Seleção e Avaliação do PIBIC-CNPq, em universidades privadas, comunitárias e estatais. Suas pesquisas estão focadas na educação superior com destaque para o acompanhamento de egressos do curso de Pedagogia e na área da Educação Básica em vários aspectos: formação de gestores educacionais e escolares, políticas educacionais, políticas curriculares, gestão escolar democrática e direito à educação. É membro da Red de Apoyo a la Gestión Educativa (RedAGE) - Asociación científica, sin ánimo de lucro y regulada por la legislación española vigente y sus estatutos. Participa das seguintes associações: ANPAE-Associaç&at ilde;o Nacional de Política e Administração Educacional (GT 02 - Políticas de Educação Básica e de Formação e Gestão Escolar) e da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e da Rede de Pesquisas Interinstitucionais - Políticas e Gestão da Educação.

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Publicado

2025-02-14

Como Citar

COTRO , S. K. .; MIRANDA, N. A. de. VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NO CENTRO PAULA SOUZA: percepções de gestores e estudantes. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025018, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2798. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2798. Acesso em: 22 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos