VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NO CENTRO PAULA SOUZA: percepções de gestores e estudantes
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2798Palavras-chave:
Verticalização do ensino, Formação global do aluno, Mundo do trabalhoResumo
O artigo versa sobre a verticalização do ensino na Educação Profissional Técnica, através da implementação do programa Ensino Médio integrado à Educação Profissional, Articulado ao Ensino Superior (AMS), proposto pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS). O estudo analisou os procedimentos utilizados pelas equipes de gestão escolar das Escolas Técnicas Estaduais (Etec) responsáveis pela organização das atividades escolares no processo de implementação do programa AMS. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio da realização de entrevista com roteiro semiestruturado com Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Curso, Professores e Alunos do CPS. Os depoimentos dos participantes foram analisados e interpretados na perspectiva da análise de conteúdo e à luz da literatura que discorre sobre o assunto. Os resultados apontam que a proposta de verticalização do ensino está atendendo às expectativas dos segmentos entrevistados. Existe o entendimento de que esse programa tem um diferencial em relação às demais propostas para educação básica integrada à Educação Profissional, apresentadas até o momento da realização da pesquisa. Esse diferencial se manifesta por meio da compreensão de que o estudante que frequenta o curso organizado nesse modelo, ingressa no ensino superior sem a participação em exame vestibular e, com isso, tem garantida a formação básica somada à formação técnica e superior em um período de cinco anos por meio da oferta de currículo adequado ao perfil do egresso previsto no projeto de curso.
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