Visita ao planetário: o que pensam e planejam os professores?
Palavras-chave:
Astronomia, Planetário, Extensão universitáriaResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que investigou os objetivos atribuídos por professores da educação básica a uma visita ao planetário, à preparação dos alunos para essa experiência e à forma como os conteúdos abordados seriam retomados na sala de aula. A pesquisa contou com a participação de 18 professores que agendaram e conduziram visitas com suas turmas ao planetário ao longo de 2023. As respostas foram analisadas e categorizadas por meio da análise de conteúdo. São discutidos os principais objetivos dos professores para a visita, aspectos relacionados à preparação dos alunos e as estratégias de retomada dos conteúdos trabalhados no planetário. O trabalho aborda as implicações dos resultados para o fortalecimento da relação escola-planetário e sugere novas questões de pesquisa para a área.
Downloads
Referências
ALMEIDA, G. O. et al. O planetário como ambiente não formal para o ensino sobre o Sistema Solar. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 23, p. 67-86, 2017. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/279. Acesso em: 13. jun. 25.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BODEVAN, Jéssica Adriane de Souza; COELHO, Geide Rosa. Ensino por investigação, centro de ciências, práticas científicas e epistêmicas: análise de uma intervenção pedagógica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 40, n. 1, p. 8-32, 2023. DOI: 10.5007/2175-7941.2023.e82777. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/82777. Acesso em: 13. jun. 25.
CHAGAS, Isabel. Aprendizagem não-formal/formal das ciências: relações entre os museus de ciência e as escolas. Revista de Educação, v.3, n.1, p. 51-59, 1993.
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista portuguesa de educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
DAVIDSON, Susan Kay; PASSMORE, Cynthia; ANDERSON, David. Learning on zoo field trips: The interaction of the agendas and practices of students, teachers, and zoo educators. Science Education, v. 94, n. 1, p. 122-141, 2010. DOI: 10.1002/sce.20356. Disponível em: https://doi.org/10.1002/sce.20356.
Acesso em: 13. jun. 25.
DEWITT, Jennifer; OSBORNE, Jonathan. Supporting teachers on science‐focused school trips: Towards an integrated framework of theory and practice. International Journal of Science Education, v. 29, n. 6, p. 685-710, 2007. DOI: 10.1080/09500690600802254. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500690600802254. Acesso em: 13. jun. 25.
DEWITT, Jennifer; STORKSDIECK, Martin. A short review of school field trips: Key findings from the past and implications for the future. Visitor studies, v. 11, n. 2, p. 181-197, 2008. DOI: 10.1080/10645570802355562. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10645570802355562. Acesso em: 13. jun. 25.
ESHACH, Haim. Bridging in-school and out-of-school learning: Formal, non-formal, and informal education. Journal of science education and technology, v. 16, p. 171-190, 2007. DOI: 10.1007/s10956-006-9027-1. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-006-9027-1. Acesso em: 13. jun. 25.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro, 3ª ed. 2008.
GRIFFIN, Janette. Exploring and scaffolding learning interactions between teachers, students and museum educators. In DAVIDSSON, E.; JAKOBSSON, A. (Eds.). Understanding interactions at science centers and museums. Rotterdam, the Netherlands: Sense Publishers, 2012, p. 115–128.
KISIEL, James. Understanding elementary teacher motivations for science fieldtrips. Science education, v. 89, n. 6, p. 936-955, 2005. DOI: 10.1002/sce.2008. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.20085. Acesso em: 13. jun. 25.
LANGHI, Rodolfo. Educação em astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 373-399, 2011. DOI: 10.5007/2175-7941.2011v28n2p373. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n2p373. Acesso em: 13. jun. 25.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, p. 4402-4412, 2009. DOI:10.1590/S1806-11172009000400014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/jPYT5PRkLsy5TJQfM8pDWKB. Acesso em: 13. jun. 25.
LEE, Hannah; STERN, Marc J.; POWELL, Robert B. Do pre-visit preparation and post-visit activities improve student outcomes on field trips? Environmental Education Research, v. 26, n. 7, p. 989-1007, 2020. DOI: 10.1080/13504622.2020.176599. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13504622.2020.1765991. Acesso em: 13. jun. 25.
MANZINI, Eduardo José. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/114753. Acesso em: 13. jun. 25.
MARANDINO, Martha. A formação inicial de professores e os museus de Ciências. In: SELLES, Sandra E.; FERREIRA, Márcia S. (Org.) Formação docente em Ciências: memórias e práticas. Rio de Janeiro: EdUFF, 2003. p. 59–76.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL (NRC). Learning Science in Informal Environments: People, Places, and Pursuits. Washington, DC: The National Academies Press, 2009.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Are students more engaged when schools offer extracurrucular activities? PISA in Focus, v.7, n.18, p. 1-4, 2012. DOI: 10.1787/22260919. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/pisa-in-focus_22260919.html. Acesso em: 13. jun. 25.
OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. Prática de ensino de ciências: o museu como espaço formativo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, p. 133-149, 2011. DOI: 10.1590/1983-21172011130309. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/C7GGSTVv45XNsZSh664jrWm. Acesso em: 13. jun. 25.
QUEIROZ, Ricardo et al. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 4, n. 7, p. 12-23, 2017. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/20. Acesso em: 13. jun. 25.
RENNIE, Léonie J. Learning science outside of school. In: LEDERMAN, Norman G.; ABELL, Sandra K. (Ed.) Handbook of research on science education, Volume II. London: Routledge, 2014. p. 134-158.
RUMJAUN, Anwar B. Educational visits and science education. In: TABER, Keith S.; AKPAN, Ben (Ed.). Science education: An international course companion. Rotterdam: Sense Publishers, 2016. p. 417-429.
SANTANA, Agatha Ribeiro. Concepções dos professores sobre a utilização dos espaços não formais para o ensino de astronomia. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2017.
SCHAUBLE, Leona; LEINHARDT, Gaea; MARTIN, Laura. A framework for organizing a cumulative research agenda in informal learning contexts. Journal of Museum Education, v. 22, n. 2-3, p. 3-8, 1997.
SCHMOLL, Shannon Elizabeth. Toward a Framework for Integrating Planetarium and Classroom Learning. 2013. Tese. (Doutorado em Educação em Astronomia e Astrofísica). Universidade de Michigan.
SILVA, Camila Silveira da; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Perfil e prática pedagógica dos professores visitantes de um centro de ciências: indicativos sobre a relação museu-escola. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Atas... Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011.
SLATER, Eileen V.; MORRIS, Julia E.; MCKINNON, David. Astronomy alternative conceptions in pre-adolescent students in Western Australia. International Journal of Science Education, v. 40, n. 17, p. 2158-2180, 2018. DOI: 10.1080/09500693.2018.1522014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500693.2018.1522014. Acesso em: 13. jun. 25.
TERCI, D. B. L.; ROSSI, A. V. Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem em Espaços Não Formais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Atas... Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2015.
VIEIRA, Valéria; BIANCONI, M. Lucia; DIAS, Monique. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e cultura, v. 57, n. 4, p. 21-23, 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000400014. Acesso em: 13. jun. 25.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Victor Pereira Toso, Alessandro Damásio Trani Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).








