Visita ao planetário: o que pensam e planejam os professores?

Autores

Palavras-chave:

Astronomia, Planetário, Extensão universitária

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que investigou os objetivos atribuídos por professores da educação básica a uma visita ao planetário, à preparação dos alunos para essa experiência e à forma como os conteúdos abordados seriam retomados na sala de aula. A pesquisa contou com a participação de 18 professores que agendaram e conduziram visitas com suas turmas ao planetário ao longo de 2023. As respostas foram analisadas e categorizadas por meio da análise de conteúdo. São discutidos os principais objetivos dos professores para a visita, aspectos relacionados à preparação dos alunos e as estratégias de retomada dos conteúdos trabalhados no planetário. O trabalho aborda as implicações dos resultados para o fortalecimento da relação escola-planetário e sugere novas questões de pesquisa para a área.

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Biografia do Autor

João Victor Pereira Toso, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciado em Física pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestrando em Física e Química dos Materiais na UFSJ.

Alessandro Damásio Trani Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei.

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Publicado

2025-07-24

Como Citar

TOSO, J. V. P.; GOMES, A. D. T. Visita ao planetário: o que pensam e planejam os professores?. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025041, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2909. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2909. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos