MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: a Escola Industrial de Natal a partir do impresso religioso A Ordem (1939 a 1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2831

Palavras-chave:

Ensino profissional, Escola Industrial de Natal, Imprensa Católica

Resumo

Analisa-se como a Escola Industrial de Natal (EIN), instituição educativa de educação profissional, foi representada no impresso católico A Ordem, no período de 1939 a 1950, diante das mudanças que ocorriam no cenário político e sociocultural do Brasil, impulsionadas pelo desenvolvimento econômico e pela industrialização. A partir das edições digitalizadas na Hemeroteca Digital (Fundação Biblioteca Nacional), foram selecionadas as matérias atinentes à instituição que abordassem conteúdos que demonstram alinhamento entre os ideários da Igreja e o cenário político-institucional. Para a análise dos dados da pesquisa, incorporamos as contribuições teóricas e metodológicas de Halbwachs (1990), Saviani (2007), Ginzburg (1990), Zicman (2012), Gonçalves (2008), Magalhães (1996), Gurgel e Medeiros Neta (2022), Velloso (1978), Furlin e Aguiar (2018), Gurgel (2007). Por tratar-se de pesquisa histórica, reflete-se sobre o papel da imprensa católica e suas relações com a EIN, o que sinalizou para o potencial que o impresso "A Ordem" carrega como fonte de pesquisa para a história da educação, especificamente para o campo da educação profissional, e por evidenciar que a relação da Igreja com a EIN influenciou as práticas educativas.

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Biografia do Autor

Débora Cristina de Souza Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade
Federal do Rio Grande do Norte- Brasil; Programa de Pós-graduação em Educação da (PPGEd), do
Centro de Educação; Grupo de Estudos em Trabalho, Educação e Sociedade (G-Tres); Bolsista
Capes.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America - HistELA (ISSN 2596-0113). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, história e espaços, teoria e metodologia, historiografia e educação profissional. 

Rita Diana de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN (2022-2023);
Professora Associada 4 do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (DFPE) da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

PEREIRA, D. C. de S.; MEDEIROS NETA, O. M. de .; FREITAS, R. D. de. MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E POLÍTICA: a Escola Industrial de Natal a partir do impresso religioso A Ordem (1939 a 1950). Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025033, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2831. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2831. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos