OS SIGNOS DOS (DES)ENCONTROS EM TEMPOS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA: entre memórias, práticas e experiências
Palavras-chave:
estágio docência, formação docente, memória, política educacionalResumo
Este artigo objetiva apresentar um recorte da prática docente experienciada em estágio por um mestrando e problematizar o lugar do Estágio Docência no contexto da pós-graduação. Serve-se da análise bibliográfica e documental como técnicas de produção de dados, articuladas à análise semiótica enquanto técnica analítica no exame crítico de uma atividade teórico-prática desenvolvida na experiência constituída entre professor e educandos. O quadro teórico perspectiva o campo da Política Educacional, disciplina ministrada, à luz de sinalizações bibliográficas que discutem o Estágio Docência e a memória. Apontamos que o estágio representa um momento de iniciação à docência no Ensino Superior, assim como fomenta o papel do ensino nos programas de pós-graduação stricto sensu, mais inclinados à formação de pesquisadores do que de professores. Em suma, tal experiência docente exprime um ponto de inflexão sob o qual é possível refletir sobre a imagem e as práticas efetuadas pelo professor-pesquisador.
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