OS SIGNOS DOS (DES)ENCONTROS EM TEMPOS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA: entre memórias, práticas e experiências

Autores

Palavras-chave:

estágio docência, formação docente, memória, política educacional

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um recorte da prática docente experienciada em estágio por um mestrando e problematizar o lugar do Estágio Docência no contexto da pós-graduação. Serve-se da análise bibliográfica e documental como técnicas de produção de dados, articuladas à análise semiótica enquanto técnica analítica no exame crítico de uma atividade teórico-prática desenvolvida na experiência constituída entre professor e educandos. O quadro teórico perspectiva o campo da Política Educacional, disciplina ministrada, à luz de sinalizações bibliográficas que discutem o Estágio Docência e a memória. Apontamos que o estágio representa um momento de iniciação à docência no Ensino Superior, assim como fomenta o papel do ensino nos programas de pós-graduação stricto sensu, mais inclinados à formação de pesquisadores do que de professores. Em suma, tal experiência docente exprime um ponto de inflexão sob o qual é possível refletir sobre a imagem e as práticas efetuadas pelo professor-pesquisador.

 

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Biografia do Autor

Gabriel Alves dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestrando com bolsa Capes pelo Programa de Pós Graduação em Ensino (UFERSA, UERN, IFRN). Especialista em História do Brasil, pela Faculdade do Leste Mineiro (FACULESTE). Graduado em História licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Contribuição de autoria: Textualização do trabalho e fundamentação teórico-metodológica da experiência discutida e analisada.

Paulo Augusto Tamanini, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Pesquisador Bolsista da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa: Imagens e Ensino. percepções, métodos e fontes (CNPq/UFERSA).

Contribuição de autoria: Orientação, revisão e apontamentos técnicos.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN) da UECE. Líder do Grupo de Pesquisa "Formação Docente", da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Contribuição de autoria: Orientação, revisão e apontamentos técnicos.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

SANTOS, G. A. dos .; TAMANINI, P. A. .; MEDEIROS, E. A. de . OS SIGNOS DOS (DES)ENCONTROS EM TEMPOS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA: entre memórias, práticas e experiências. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025060, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2982. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2982. Acesso em: 12 dez. 2025.

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Artigos