A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS: qual o limite da precariedade?

Autores

Palavras-chave:

Educação superior, Publicidade, Disfuncionalidade, Mercantilização

Resumo

O artigo problematiza o modo como a educação superior brasileira é retratada nas campanhas publicitárias das Instituições de Ensino Superior, considerando a lógica mercantil que atualmente domina esse nível de ensino. Analisam-se peças publicitárias e apresentações de websites, verificando os valores e estratégias argumentativas que as sustentam. Foram analisadas campanhas publicitárias do início dos anos 2000 e outras mais recentes. Os resultados permitem identificar que o ensino superior é tratado como mercadoria e os estudantes clientes; a oposição público/privado é insuficiente para explicar os diferentes perfis formativos; há contradições estruturais no sistema, evidenciando o projeto disfuncional de universidade implantado no país, voltado ao grande capital. Observa-se ainda a consolidação do EAD como modelo dominante e precarizado, com alta razão aluno/professor e baixa qualificação docente. Questiona-se, assim, o limite de um modelo centrado na certificação, que transforma o diploma em produto e reforça desigualdades historicamente constituídas.

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Biografia do Autor

Tiago Aquino Silva de Santana, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Educação pelo PGEDA-Ufopa; Professor do IFAP; pesquisador do Lelit – Grupos de estudo, pesquisa e intervenção em leitura, escrita e literatura na escola.

Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Linguística pelo IEL-Unicamp, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufopa; Líder do Lelit – Grupos de estudo, pesquisa e intervenção em leitura, escrita e literatura na escola.

Referências

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Publicado

2025-07-15

Como Citar

AQUINO SILVA DE SANTANA, T. .; PERCIVAL LEME BRITTO, L. . A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS: qual o limite da precariedade?. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025038, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2926. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2926. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos