POSSIBILIDADES DE HUMANIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EM VOZES FILOSÓFICAS
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v1i1.2785Palavras-chave:
Filosofia, Formação humana, Educação, Análise do Discurso BakhtinianaResumo
Este trabalho tem por objetivo geral apresentar o conceito de formação humana pela educação com possibilidades para a humanização, e, de modo específico, apresentar as formas de educação, definir formação humana para a Filosofia e mostrar possibilidades de humanização pela educação. Esta é a delimitação do contexto, as bases teóricas que perpassam os processos em que ocorreram mudanças nas formas de pensar a educabilidade humana: do pensamento antigo, passando por Platão (2004), ao moderno, com base em Kant (1991). Do campo da educação ao da formação ético-política e da abertura para a pluralidade na contemporaneidade. A natureza da pesquisa é qualitativa. Trata-se de uma revisão de literatura, pesquisa exploratória e caráter interpretativo. Concentra-se na análise do discurso dos trechos dos textos dos pensadores citados diretamente com base no quadro teórico-metodológico bakhtiniano. Para tanto, utilizamos o conceito de polifonia de vozes apresentado na obra Problema da Poética de Dostoiévski (Bakhtin, 2010). Estabelecemos como pergunta problema a seguinte questão: até que ponto a educação ético-política pode formar para humanizar? Como resultados esperamos esclarecer perspectivas filosóficas para o processo educacional humanizador.
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