A MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: revisão da literatura

Autores

Palavras-chave:

Música, Educação. Revisão de literatura.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a música no contexto escolar, através de uma pesquisa bibliográfica, que foi realizada por meio de consultas às bases de dados do Portal de Periódicos da Capes. A revisão objetivou identificar produções acadêmicas em língua portuguesa, com foco em artigos que abordassem a temática da música no contexto escolar. A pesquisa evidencia a importância da música para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, conforme previsto na legislação educacional, mas destaca desafios de implementação devido à falta de estrutura e de profissionais capacitados. Diante da escassez de estudos específicos, o escopo de busca foi ampliado, permitindo uma análise mais abrangente e indicando a necessidade de investigações futuras sobre a integração da música no ambiente escolar.

 

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Biografia do Autor

Giedre Oliveira Nascimento, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Pedagoga - UCS,
Graduanda em Artes- Faveni, Pós-Graduada em Administração Escolar, Orientação e Supervisão -
Uniasselvi, Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional e as TICS – UFRGS, Pós-Graduada em
Educação Especial Inclusiva - Uniasselvi, Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia Clínica - Faveni,
Especialista em Psicopedagogia Clínica - FaSouza, Especialista em Gestão Escolar – Uergs. Integrante
dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação,
Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq, e certificados pela UERGS.Psicanalista
Clínica, Escritora, Palestrante e Contadora de Histórias. Professora da Rede Estadual de Três Cachoeiras.
Orcid https://orcid.org/0009-0001-0318-5616. E-mail: giedre-nascimento@uergs.edu.br

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Música. Licenciada em Música, especialista em Informática na
Educação (Ênfase em Instrumentação), especialista em Literatura Brasileira. Especialista em Filosofia,
especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. Coordenadora do Curso de Especialização em
Educação Musical da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Professora adjunta do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs (PPGED/Uergs) e do Curso de Graduação em
Música: Licenciatura, da Uergs. Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Música. Licenciada em Música,
especialista em Informática na Educação (Ênfase em Instrumentação), especialista em Literatura
Brasileira. Especialista em Filosofia, especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. Coordenadora do
Curso de Especialização em Educação Musical da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs (PPGED/Uergs) e do Curso
de Graduação em Música: Licenciatura, da Uergs. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical:
Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd),
registrados no CNPq, e certificados pela UERGS.É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível
2. Orcid https://orcid.org/0000-0002-7204-7292. E-mail: cristina-wolffenbuttel@uergs.edu.br

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

NASCIMENTO, G. O.; WOLFFENBÜTTEL, C. R. . A MÚSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: revisão da literatura. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025043, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2855. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2855. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos