A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO ESCOLAR: implicações para o enfrentamento da questão ecológica na Amazônia

Autores

Palavras-chave:

Ciência, Ensino, Amazônia

Resumo

Cumprimentando a todas as pessoas presentes e também aquelas que eventualmente estejam nos acompanhando de forma virtual, quero, de início, agradecer o gratificante convite que recebi para participar desse evento tendo ficado sensibilizado com a compreensão dos colegas organizadores do V Encontro do GT-HISTEDBR da UFOPA que, diante de minha impossibilidade de estar presente nos dias de realização do evento, fixaram no dia de hoje esta conferência na sequência da conclusão dos trabalhos do V Encontro do Grupo de Pesquisa coincidindo, assim, com o início da XII Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará centrada no tema “Amazônia em saberes: ciência, culturas e territórios em diálogo”. Com isso esta conferência foi ainda mais prestigiada vergando-se, porém, ao peso de maior responsabilidade, pois além de lhe caber a tarefa do encerramento do V Encontro do GT-HISTEDBR, também recebeu a incumbência da abertura da XII Jornada Acadêmica da UFOPA.

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Biografia do Autor

Demerval Saviani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Emérito da UNICAMP e Pesquisador Emérito do CNPq; Doutor Honoris Causa pelas Universidades Tiradentes, de Sergipe (UNIT), Federal da Paraíba (UFPB), Federal de Santa Maria (UFSM), Federal de São Carlos (UFSCar), Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Estadual do Norte do Paraná (UENP); Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR e Professor Titular Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2205251281123354.

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

SAVIANI, D. A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO ESCOLAR: implicações para o enfrentamento da questão ecológica na Amazônia . Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025046, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2947. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2947. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Conferência