REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES/AS DE ESCOLAS PÚBLICAS: gestão escolar e fatores psicossociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2792

Palavras-chave:

Representações sociais, Gestão escolar, Fatores psicossociais

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar as representações sociais de diretores/as de escolas públicas estaduais sobre os fatores psicossociais relacionados à gestão escolar. Os participantes foram diretores/as de escolas públicas estaduais de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Dois instrumentos foram utilizados para coleta de dados: um questionário Google Forms, com dez questões abertas, técnica da associação livre de palavras utilizando a expressão “gestão pública escolar estadual” (N = 48) e entrevistas com doze questões semiestruturadas (N = 04). Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e Teoria das Representações sociais. Foi possível inferir, pelos resultados explicitados, a complexidade do fazer diário do/a diretor/a de escola pública estadual. Elementos como sobrecarga de trabalho, falta de comunicação adequada entre os órgãos superiores e as escolas, excesso de responsabilidades, prazos curtos para execução de algumas tarefas e atividades diversificadas caracterizam alguns fatores psicossociais relacionados ao trabalho do/a diretor/a.

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Biografia do Autor

Poliana da Silva Almeida Santos Camargo, Universidade Estadual de Campinas

Conclusão do Pós-Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências, da UNESP - Bauru/SP (2023). Diretora de Escola da Secretaria Estadual de Educação - Diretoria de Ensino de Bauru (desde 2018). Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Especialização em Educação: Formação de Formadores de Professores - USC (2002). Especialização em Psicopedagogia - USC (2001). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração - USC (1999). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional - GEPALE-FE/UNICAMP.

Flávia da Silva Ferreira Asbahr, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Psicologia pelo programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia (USP), com estágio de doutorado sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid. Professora assistente do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, UNESP – Bauru - SP – Brasil. Rede GEPAPE-FE-USP; TECER-FC-UNESP Bauru.

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

CAMARGO, P. da S. A. S.; DA SILVA FERREIRA ASBAHR, F. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES/AS DE ESCOLAS PÚBLICAS: gestão escolar e fatores psicossociais: . Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025030, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2792. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2792. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos