REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES/AS DE ESCOLAS PÚBLICAS: gestão escolar e fatores psicossociais
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2792Palavras-chave:
Representações sociais, Gestão escolar, Fatores psicossociaisResumo
O objetivo desse artigo é apresentar as representações sociais de diretores/as de escolas públicas estaduais sobre os fatores psicossociais relacionados à gestão escolar. Os participantes foram diretores/as de escolas públicas estaduais de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Dois instrumentos foram utilizados para coleta de dados: um questionário Google Forms, com dez questões abertas, técnica da associação livre de palavras utilizando a expressão “gestão pública escolar estadual” (N = 48) e entrevistas com doze questões semiestruturadas (N = 04). Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e Teoria das Representações sociais. Foi possível inferir, pelos resultados explicitados, a complexidade do fazer diário do/a diretor/a de escola pública estadual. Elementos como sobrecarga de trabalho, falta de comunicação adequada entre os órgãos superiores e as escolas, excesso de responsabilidades, prazos curtos para execução de algumas tarefas e atividades diversificadas caracterizam alguns fatores psicossociais relacionados ao trabalho do/a diretor/a.
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