A PERSPECTIVA DA CIDADE QUE EDUCA E SUA RELAÇÃO COM OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2793Palavras-chave:
Cidades Educadoras, Educação Urbana, ODSResumo
O conceito de cidades educadoras possui relação com o desenvolvimento do senso de cidadania através da integração de práticas educacionais nos espaços urbanos. Mediante análise de como as cidades podem atuar como agentes educadores para promover a educação inclusiva e o desenvolvimento sustentável, o objetivo deste trabalho consiste em relacionar a perspectiva da Cidade que educa e transforma com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial os objetivos de número 4 (educação de qualidade) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Utilizando-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, busca-se identificar e estabelecer relações dos ODS com a promoção da ideia-força de cidade que educa e transforma, considerando todas as dimensões da vida humana em sociedade. Os resultados indicam que as práticas educadoras no meio urbano têm contribuído significativamente para a formação cidadã e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos cidadãos aos territórios, sobretudo na escala local. Conclui-se que as cidades educadoras desempenham um papel fundamental na construção de sociedades mais justas e sustentáveis, em consonância com os ODS, sendo necessário continuar difundindo essas práticas para garantir equidade e inclusão em todos os contextos urbanos. Contudo, apesar dessas descobertas envolvendo o alinhamento entre princípios e práticas, existem muitas oportunidades para promover a horizontalização das relações entre Estado e sociedade civil, a partir de uma perspectiva que considere as potencialidades de uma proposta política e pedagógica que tem em seu cerne a Educação como principal motor do desenvolvimento local.
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