A PERSPECTIVA DA CIDADE QUE EDUCA E SUA RELAÇÃO COM OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2793

Palavras-chave:

Cidades Educadoras, Educação Urbana, ODS

Resumo

O conceito de cidades educadoras possui relação com o desenvolvimento do senso de cidadania através da integração de práticas educacionais nos espaços urbanos. Mediante análise de como as cidades podem atuar como agentes educadores para promover a educação inclusiva e o desenvolvimento sustentável, o objetivo deste trabalho consiste em relacionar a perspectiva da Cidade que educa e transforma com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial os objetivos de número 4 (educação de qualidade) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Utilizando-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, busca-se identificar e estabelecer relações dos ODS com a promoção da ideia-força de cidade que educa e transforma, considerando todas as dimensões da vida humana em sociedade. Os resultados indicam que as práticas educadoras no meio urbano têm contribuído significativamente para a formação cidadã e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos cidadãos aos territórios, sobretudo na escala local. Conclui-se que as cidades educadoras desempenham um papel fundamental na construção de sociedades mais justas e sustentáveis, em consonância com os ODS, sendo necessário continuar difundindo essas práticas para garantir equidade e inclusão em todos os contextos urbanos. Contudo, apesar dessas descobertas envolvendo o alinhamento entre princípios e práticas, existem muitas oportunidades para promover a horizontalização das relações entre Estado e sociedade civil, a partir de uma perspectiva que considere as potencialidades de uma proposta política e pedagógica que tem em seu cerne a Educação como principal motor do desenvolvimento local.

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Biografia do Autor

Alceli Ribeiro Alves, Centro Universitário Internacional

Doutor em Geografia, UFPR. Professor permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação e Novas Tecnologias-PPGENT-UNINTER. Coordenador do projeto de pesquisa “A cidade como currículo e a cidade como negócio” no âmbito do Grupo de pesquisa EDUCIDADE, vinculado ao PPGENT-UNINTER. Membro fundador da Cátedra UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) de "Cidades que educam e transformam" Redes UniTwin. Curitiba, Paraná, Brasil.

Andressa Muñoz Slompo, Centro Universitário Internacional

Especialista em Administração Pública e Gestão de Cidades Inteligentes, UNINTER. Mestranda no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação e Novas Tecnologias-PPGENT-UNINTER, membro do Grupo de pesquisa EDUCIDADE.

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

ALVES, A. R.; MUÑOZ SLOMPO, A. A PERSPECTIVA DA CIDADE QUE EDUCA E SUA RELAÇÃO COM OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025026, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2793. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2793. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê