A Sociologia da Infância e as Culturas Infantis Educando as crianças na constituição de cidades que educam e transformam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/re.v15i1.2799

Palavras-chave:

Sociologia da Infância, Culturas infantis, Constituição de cidades

Resumo

Este artigo tem como objetivo sistematizar conceitos sobre a Sociologia da Infância e das culturas infantis, investigando contribuições para o desenvolvimento infantil e práticas pedagógicas contemporâneas. O artigo nasce das mobilizações realizadas no âmbito da Cátedra da UNESCO, Rede UNITWIN, Cidade que educa e transforma. Realiza-se uma revisão teórica como metodologia, baseando-se em referenciais que abordam a infância como uma categoria social autônoma. Sarmento (2018) destaca a importância de entender as crianças como atores sociais ativos, enquanto Corsaro (2011) explora como as interações entre pares permitem a ressignificação cultural. Ariès (1973) contribui com uma perspectiva histórica, analisando a evolução do conceito de infância ao longo dos séculos. As Cartas das Cidades Educadoras (AICE, 1994; 2020) abordam o papel da educação na cidade, destacando a importância desses espaços por serem ocupados por pessoas, com suas culturas. Neste sentido, destacamos a infância como produtora de sentido e integrante dessa cidade. Os resultados indicam que a Sociologia da Infância desafia abordagens adultocêntricas, sublinhando a relevância das crianças como criadoras de suas próprias culturas, especialmente por meio do brincar e da socialização com outros pares. Diante disso e a partir dessa concepção, apontamos que as práticas pedagógicas que incorporam essas culturas infantis podem fomentar uma educação mais inclusiva e democrática. Conclui-se que as abordagens teóricas apresentadas oferecem subsídios para uma pedagogia que reconheça as crianças como protagonistas de sua aprendizagem e de sua cidadania, e a infância como um entre lugar de construção de cultura e educação nos territórios povoados por sujeitos de diferentes faixas etárias.

 

 

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Biografia do Autor

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2001). É membro do Conselho de Câmpus e do Conselho Universitário da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus FW e professora titular desta Universidade, atuando na Graduação (desde 2006) e no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu (desde 2015). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias - GPET/URI, membro dos Grupos de Pesquisas: ARGOS /PUC - RS. Membro da Cátedra UNESCO 2022: Cidades que educam e transformam. Foi Diretora Acadêmica da URI- Câmpus de Frederico Westphalen, Gestão 2014-2018 e 2018-2022. Atua desde janeiro de 2023 como Diretora Geral da URI - Câmpus de Frederico Westphalen.

Marili Moreira da Silva Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação: psicologia da educação (PUC-SP). Estágio Pós-Doutoral em educação (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Vanusa Eucleia Geraldo de Almeida, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação. Discente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU); Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Referências

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Publicado

2025-03-21

Como Citar

CERUTTI, E.; MOREIRA DA SILVA VIEIRA, M. .; GERALDO DE ALMEIDA, V. . E. A Sociologia da Infância e as Culturas Infantis Educando as crianças na constituição de cidades que educam e transformam. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025024, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2799. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2799. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê