ESTATÍSTICA MULTIVARIADA APLICADA NO DESEMPENHO ESCOLAR DE PONTA GROSSA-PR
Palavras-chave:
análise de componentes principais, análise de agrupamento, desempenho escolar, aprendizado adequadoResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar padrões de desempenho das escolas participantes do Saeb 2019 relativas ao 9º ano do Ensino Fundamental da cidade de Ponta Grossa-PR. A pesquisa quantitativa utilizou da estatística multivariada, em particular, da análise de componentes principais e de agrupamento, baseando-se nas variáveis de interesse: percentuais de alunos com aprendizado adequado em Língua Portuguesa e Matemática no Saeb 2019, a taxa de aprovação e a proporção de alunos sem defasagem escolar no referido ano. Constatou-se que 84,77% da variabilidade dos dados é explicada pelas duas primeiras componentes principais, com peso significativo das variáveis relacionadas com o aprendizado escolar. Com o uso desses componentes e via uma translação de eixos, foi construído um indicador de desempenho das escolas participantes da avaliação.
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