A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A DIMENSÃO EMOCIONAL DO ENSINO

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Dimensão emocional, Ensino de Matemática

Resumo

Nesta pesquisa, apresentamos uma discussão sobre as percepções de professores que ensinam Matemática sobre a dimensão emocional do ensino na formação docente e em suas práticas pedagógicas. Durante a oferta de um curso de extensão universitária sobre o papel das emoções no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, convidamos professores a refletirem sobre as emoções como influenciadoras do processo de ensino, estimulando relações entre as diferentes abordagens de conteúdo e a postura do professor em sala de aula. O público-alvo da pesquisa foram professores que atuam ou atuaram no ensino da Matemática na educação básica, possuidores ou não de graduação específica na disciplina. Por meio da pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica, constatamos que os professores percebem lacunas significativas na formação inicial e continuada no que se refere à discussão de aspectos emocionais, apontando para a necessidade de uma formação docente mais sensível e integrada, que considere o professor e o estudante como sujeitos emocionais em sua totalidade. Além disso, os dados da pesquisa sugerem que as discussões sobre as emoções no cotidiano escolar são recentes e os professores não se consideram preparados para lidar com aspectos emocionais na sala de aula. Nessa perspectiva, considera-se que a inclusão da dimensão emocional nos processos formativos dos professores de Matemática é essencial para a promoção de práticas pedagógicas mais humanas e éticas, visando à formação integral e cidadã dos professores e, consequentemente, de seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela de Cássia Duarte, Universidade Federal do ABC

Mestranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Universidade Federal do ABC (UFABC) - Brasil; Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM); Membro do Núcleo de Investigação em Educação Química (NIEQ) da UFABC.

Robson Macedo Novais, Universidade Federal do ABC (UFABC)/ Professor do magistério superior

Doutor em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo (USP); Docente no Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (UFABC) - Brasil; Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM); Lider do Núcleo de Investigação em Educação Química (NIEQ) da UFABC.

Referências

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542016000100002. Acesso em: 16 ago. 2024.

ALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de Matemática e suas implicações para a prática docente. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3508. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3508. Acesso em: 26 mar. 2025.

ALMEIDA, Laurinha Ramalho de. Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. In: NOVAIS, Robson Macedo (Org.). Aspectos afetivos e emocionais da prática educativa: pressupostos e perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2021, p. 47-62.

ALVES, Jamile de Andrade Aguir; DANTAS, Viviane Andrade de Oliveira; OLIVEIRA, Maraisa Santos. Influências afetivas no ensino-aprendizagem de Matemática. In: Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade, 6 ed., set. 2012. São Cristóvão, SE. Anais... São Cristóvão: 2012, p. 01-12. Disponível em: <https://ri.ufs.br/handle/riufs/10108>. Acesso em: 26 mar. 2025

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A lógica da pesquisa qualitativa e os modos de procedimentos nela fundados. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 9, n. 22, p. 540–552, 2021. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.22.507. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/507. Acesso em: 26 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 9 abr. 2002, p. 31. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf Acesso em: 26 mar.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 2 jul. 2015, p. 8-12. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2015-pdf/15874-rcp002-15/file. Acesso em: 26 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as diretrizes para a formação inicial de professores para a educação básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 15 abr. 2020, p. 46-49. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-2-de-20-de-dezembro-de-2019-239527538. Acesso em: 26 mar. 2025

CABREIRA, Maurício Costa. Percepções do professor de Matemática: relação entre formação acadêmica e atuação docente. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação. EBRAPEM. Anais... Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd7_mauricio_cabreira.pdf. Acesso em: 26 de Mar. 2025.

CARVALHO, Clecilene Gomes de; JUNIOR, Dejanir José Campos; SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de. Neurociência: uma abordagem sobre as emoções e o processo de ensino aprendizagem. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 17, n. 1, p. 1-10, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v17i1.5619. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619/pdf_900. Acesso em: 26 de Mar. 2025.

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. 307 p.

FIORENTINI, Dário. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 21, n. 29, p.43-70, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291221870004. Acesso em: 26 mar. 2025.

FREIRE, Isabel; BAHIA, Sara; ESTRELA, Maria Teresa; AMARAL, Anabela. A Dimensão Emocional da Docência: Contributo para a Formação de Professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, n. 46-2, p. 151-171, 2012. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_8. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_46-2_8. Acesso em: 31 mar. 2025.

GATTI, Bernardete. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33–46, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 30 mar. 2025.

LOPES, Raimunda Soares; SILVA, Adilson Sousa da; MORAES, Ana Rita de Cassia Vieira de; FIGUEIREDO, Islândia César de; SANTOS, Maria Aparecida dos; STORCH, Robson; CALIMAN, Rosimere de Oliveira Nalli.; SILVA, Washington Luiz da. Gestão de conflitos na escola: abordagens e soluções eficazes. International Contemporary Management Review, [S. l.], v. 5, n. 3, p. e148, 2024. DOI: https://doi.org/10.54033/icmrv5n3-007. Disponível em: https://icmreview.com/icmr/article/view/148. Acesso em: 31 mar. 2025.

PAULO, Rosa Monteiro.; SANTIAGO, Rosemary Aparecida.; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. A pesquisa na perspectiva fenomenológica: explicitando uma possibilidade de compreensão do ser professor de Matemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 71-85, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4088. Acesso em: 26 mar. 2025.

NÓVOA, Antonio. A formação de professores e o trabalho pedagógico. 1.ed. Lisboa: Educa, 2002. 79 p.

NÓVOA, Antonio. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Sindicato dos professores de São Paulo -SINPRO. São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 26 mar. 2025.

OLIVEIRA, Sofia; ROBERTO, Magda Sofia; PEREIRA, Nadja Salgado; PINTO, Alexandre Marques; VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida. Impacts of Social and Emotional Learning Interventions for Teachers on Teachers Outcomes: A Systematic Review With Meta-Analysis. Frontier in Psychology, Lausanne, v. 12, p 01-19, 2021.DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.677217. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2021.677217/full. Acesso em: 26 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

DUARTE, D. de C. .; NOVAIS, R. M. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A DIMENSÃO EMOCIONAL DO ENSINO. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025064, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2892. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2892. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos