A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM GEOGEBRA

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Educação Matemática, Construção do Conhecimento

Resumo

Este artigo objetiva analisar as ações que favoreceram a produção e mobilização de conhecimentos matemáticos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como essas se sentiram ao utilizarem o GeoGebra para produzirem e desenvolverem atividades matemáticas de natureza investigativa. Para a produção de dados foram utilizados questionário e observação participante em uma ação formativa realizada em três encontros. Os dados produzidos na ação formativa foram registrados em áudio, nossas observações em um caderno de campo, e as atividades elaboradas e desenvolvidas pelas professoras. As atividades da ação formativa foram de natureza investigativa. A partir da análise dos dados produzidos concluímos que as docentes apresentaram avanços no que se refere ao entendimento do conteúdo de geometria para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Além disso, ao manterem um diálogo com o GeoGebra, as professoras conseguiram (re)organizar a maneira de pensar e agir com relação aos conhecimentos geométricos e pedagógicos, bem como reconheceram a relevância das oficinas ministradas pelo grupo de pesquisa VERSÃO CEGA nessa produção de conhecimento. Assim, concluímos que a construção dos conhecimentos matemáticos por professores pode ser influenciada e transformada pelas mídias digitais quando comparada ao ensino do mesmo conteúdo programático com o apoio somente dos livros didáticos. Além disso, o envolvimento por parte das professoras nos cursos de formação em atividades investigativas e o compartilhamento coletivo contribuem para essa construção matemática, pedagógica e tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taylla Cristina de Paula Silva, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista (UNESP); Docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Programa de Pós-graduação em Educação; Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE). Viçosa, Minas Gerais, Brasil, CEP 36570-900.

Silvana Claudia dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista (UNESP); Docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Programa de Pós-graduação em Educação; Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação (GATE). Viçosa, Minas Gerais, Brasil, CEP 36570-900. 

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa - MG. Mestre (2012) e Doutora (2016) em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ (2009). Têm desenvolvido pesquisas abordando os temas: Tecnologias Digitais, Formação de Professores de Matemática, GeoGebra, Padrões Fractais, Intradisciplinaridade Matemática, Raciocínio Proporcional, Robótica Educacional e Inteligência Artificial. Possui experiência profissional, como Docente Adjunta e Diretora da Faculdade de Ciências na Universidade Federal do Pará - Campus Salinópolis e como professora de Matemática da Educação Básica, nas redes pública e privada dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro nas modalidades regular e EJA. Membro do "NERO - Núcleo de Especialização em Robótica - UFV", do "GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática - UNESP", do "GEPEMUV - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade de Viçosa - UFV" e do "GATE - Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação - UFV". 

Referências

ALKIMIM, R. C.; CECÍLIO, S. CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MG – PLANO ESTADUAL, REESTRUTURAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: O caso de Espinosa, entre 2015 e 2023. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025012, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2775. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2775. Acesso em: 30 abr. 2025.

BORBA, M. C.; ZULATTO, R. B. A. Dialogical Education and Learning Mathematics Online from Teachers. In.: LEIKIN, R.; ZAZKIS, R. Learning through teaching mathematics: development of teachers’ knowledge and expertise in practice. V. 5, Canada, Springer, 2010; 111-125. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-90-481-3990-3_6. cesso em: 27 jun. 2024.

BORBA, M. C. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção matemática. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. Anais... Curitiba, 2001. p. 135-146.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JÚNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 6.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 6.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jun. de 2024.

BRASIL. Lei nº 14.533/2023 - Institui a Política Nacional de Educação Digital. Brasília, DF, de 11 de janeiro de 2023. Disponível em: L14533 (planalto.gov.br). Acesso em: 15 jun. de 2024.

CASTRO, S. B. Entrelaçamentos entre a formação docente para o ensino de matemática e o uso das tecnologias digitais nos cursos de Pedagogia. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/28528. Acesso em: 15 jun. de 2024.

CHIARI, A. S. S.; BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P. A Teoria da Atividade na Produção de Material Didático Digital Interativo de Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 65, p. 1255-1275, dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/MfQzkzdWs4m4MC4SnMpTybv/. Acesso em: 15 jun. de 2024.

DIONIZIO, F. A. Q. Aprendizagem da docência para o ensino de geometria na infância no contexto da formação e da prática pedagógica. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2919/1/Fatima%20Aparecida%20Queiroz%20Dionizio.pdf. Acesso em: 15 jun. de 2024.

FARIA, R. W. S. C. Raciocínio proporcional: integrando aritmética, geometria e álgebra como GeoGebra. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016. Disponível em: https://igce.rc.unesp.br/Home/Pesquisa58/gpimem-pesqeminformaticaoutrasmidiaseeducacaomatematica/faria_rwsc_dr_rcla.pdf. Acesso em: 15 jun. de 2024.

FELIX, N. M. R. Formação de professores dos anos iniciais para o ensino de matemática: conhecimento matemático e currículo escolar. 186f. 2021. Doutorado (Tese de Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba, 2021. Disponível em: https://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/visualiza.php?cod=MjE2Ng== Acesso em: 15 jun. de 2024.

FONSECA, K. H. L. Tecnologias Digitais na Educação: possibilidades para a formação de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2021. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/28136. Acesso em: 15 jun. de 2024.

GIOVANNI JR, J. R. Coleção a Conquista: Matemática – Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 5 volumes. São Paulo, Editora FTD. 2021. Disponível em: Matemática - FTD - PNLD. Acesso em: 27 jun. 2024.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 12.ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011.

MIGUEL, J. C. Alfabetização matemática: implicações pedagógicas. Núcleos de Ensino. Ied. São Paulo: Cultura Acadêmica/Editora da UNESP, 414-429, 2007.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 4. Ed.; Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

PONTES, J. S. Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo de Geometria Espacial Elementar: uma engenharia didática com professores que ensinam matemática.2021.308p. Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática, 2021. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/24529. Acesso em: 15 jun. de 2024.

SILVA, T. C. P. Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma experiência com o GeoGebra no contexto escolar. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2023. Disponível em: https://locus.ufv.br/bitstreams/1c085d1d-f42b-45b1-865a-855319380cc0/download. Acesso em: 30 abril de 2025.

SILVA, T. C. P.; SANTOS, S. C.; FARIA, R. W. S. C. Formação continuada de professores para o ensino de matemática com tecnologias digitais. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v.14, n.1, p. 1-18, 2024. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/67700. Acesso em: 30 abril de 2025.

SOUTO, D. L. P. Transformações expansivas em um curso de educação matemática a distância online. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/19c1c958-bd0d-4d5e-b966-0afbdc53af29. Acesso em: 27 jun. de 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

DE PAULA SILVA, T. C. .; DOS SANTOS, S. C.; FARIA, R. W. S. de C. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM GEOGEBRA. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025050, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2870. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2870. Acesso em: 12 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos