A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM GEOGEBRA
Palavras-chave:
Tecnologia Digital, Educação Matemática, Construção do ConhecimentoResumo
Este artigo objetiva analisar as ações que favoreceram a produção e mobilização de conhecimentos matemáticos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como essas se sentiram ao utilizarem o GeoGebra para produzirem e desenvolverem atividades matemáticas de natureza investigativa. Para a produção de dados foram utilizados questionário e observação participante em uma ação formativa realizada em três encontros. Os dados produzidos na ação formativa foram registrados em áudio, nossas observações em um caderno de campo, e as atividades elaboradas e desenvolvidas pelas professoras. As atividades da ação formativa foram de natureza investigativa. A partir da análise dos dados produzidos concluímos que as docentes apresentaram avanços no que se refere ao entendimento do conteúdo de geometria para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Além disso, ao manterem um diálogo com o GeoGebra, as professoras conseguiram (re)organizar a maneira de pensar e agir com relação aos conhecimentos geométricos e pedagógicos, bem como reconheceram a relevância das oficinas ministradas pelo grupo de pesquisa VERSÃO CEGA nessa produção de conhecimento. Assim, concluímos que a construção dos conhecimentos matemáticos por professores pode ser influenciada e transformada pelas mídias digitais quando comparada ao ensino do mesmo conteúdo programático com o apoio somente dos livros didáticos. Além disso, o envolvimento por parte das professoras nos cursos de formação em atividades investigativas e o compartilhamento coletivo contribuem para essa construção matemática, pedagógica e tecnológica.
Downloads
Referências
ALKIMIM, R. C.; CECÍLIO, S. CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MG – PLANO ESTADUAL, REESTRUTURAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: O caso de Espinosa, entre 2015 e 2023. Revista Exitus, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e025012, 2025. DOI: 10.24065/re.v15i1.2775. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2775. Acesso em: 30 abr. 2025.
BORBA, M. C.; ZULATTO, R. B. A. Dialogical Education and Learning Mathematics Online from Teachers. In.: LEIKIN, R.; ZAZKIS, R. Learning through teaching mathematics: development of teachers’ knowledge and expertise in practice. V. 5, Canada, Springer, 2010; 111-125. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-90-481-3990-3_6. cesso em: 27 jun. 2024.
BORBA, M. C. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção matemática. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. Anais... Curitiba, 2001. p. 135-146.
BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JÚNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 6.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 6.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jun. de 2024.
BRASIL. Lei nº 14.533/2023 - Institui a Política Nacional de Educação Digital. Brasília, DF, de 11 de janeiro de 2023. Disponível em: L14533 (planalto.gov.br). Acesso em: 15 jun. de 2024.
CASTRO, S. B. Entrelaçamentos entre a formação docente para o ensino de matemática e o uso das tecnologias digitais nos cursos de Pedagogia. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/28528. Acesso em: 15 jun. de 2024.
CHIARI, A. S. S.; BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P. A Teoria da Atividade na Produção de Material Didático Digital Interativo de Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 65, p. 1255-1275, dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/MfQzkzdWs4m4MC4SnMpTybv/. Acesso em: 15 jun. de 2024.
DIONIZIO, F. A. Q. Aprendizagem da docência para o ensino de geometria na infância no contexto da formação e da prática pedagógica. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2919/1/Fatima%20Aparecida%20Queiroz%20Dionizio.pdf. Acesso em: 15 jun. de 2024.
FARIA, R. W. S. C. Raciocínio proporcional: integrando aritmética, geometria e álgebra como GeoGebra. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016. Disponível em: https://igce.rc.unesp.br/Home/Pesquisa58/gpimem-pesqeminformaticaoutrasmidiaseeducacaomatematica/faria_rwsc_dr_rcla.pdf. Acesso em: 15 jun. de 2024.
FELIX, N. M. R. Formação de professores dos anos iniciais para o ensino de matemática: conhecimento matemático e currículo escolar. 186f. 2021. Doutorado (Tese de Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba, 2021. Disponível em: https://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/visualiza.php?cod=MjE2Ng== Acesso em: 15 jun. de 2024.
FONSECA, K. H. L. Tecnologias Digitais na Educação: possibilidades para a formação de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2021. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/28136. Acesso em: 15 jun. de 2024.
GIOVANNI JR, J. R. Coleção a Conquista: Matemática – Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 5 volumes. São Paulo, Editora FTD. 2021. Disponível em: Matemática - FTD - PNLD. Acesso em: 27 jun. 2024.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 12.ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2011.
MIGUEL, J. C. Alfabetização matemática: implicações pedagógicas. Núcleos de Ensino. Ied. São Paulo: Cultura Acadêmica/Editora da UNESP, 414-429, 2007.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 4. Ed.; Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
PONTES, J. S. Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo de Geometria Espacial Elementar: uma engenharia didática com professores que ensinam matemática.2021.308p. Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática, 2021. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/24529. Acesso em: 15 jun. de 2024.
SILVA, T. C. P. Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma experiência com o GeoGebra no contexto escolar. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2023. Disponível em: https://locus.ufv.br/bitstreams/1c085d1d-f42b-45b1-865a-855319380cc0/download. Acesso em: 30 abril de 2025.
SILVA, T. C. P.; SANTOS, S. C.; FARIA, R. W. S. C. Formação continuada de professores para o ensino de matemática com tecnologias digitais. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v.14, n.1, p. 1-18, 2024. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/67700. Acesso em: 30 abril de 2025.
SOUTO, D. L. P. Transformações expansivas em um curso de educação matemática a distância online. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/19c1c958-bd0d-4d5e-b966-0afbdc53af29. Acesso em: 27 jun. de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Taylla Cristina de Paula Silva, Silvana Claudia dos Santos, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).








