Concepções e repercuções da avaliação da aprendizagem no ensino jurídico: uma análise a partir da visão dos atores envolvidos no processo

Autores

  • José Carlos de Souza Nascimento

Resumo

O presente estudo destaca a realidade da avaliação da aprendizagem ocorrida no Ensino Jurídico no país, notadamente quanto a escolha do instrumento de avaliação, sua aplicação e o feedback dele resultante para um diagnóstico do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, são apresentadas concepções e repercussões da avaliação em sala de aula a partir da visão de professores e alunos do curso de Direito da UFOPA (turma remanescente da UFPA / Campus de Santarém). Problematizou-se a análise da avaliação da aprendizagem no ensino jurídico, tendo sido aplicado um questionário aos investigados, visando coletar dados minuciosos sobre a problematização em estudo. Optou-se pela revisão bibliográfica, que subsidiou e orientou a análise do estudo, visando uma interpretação sistemática. Observou-se que as peculiaridades do ensino tradicional se perpetuam e que as manifestações de mudanças foram tão somente de cunho curricular. Gráficos imprimem a opinião de alunos e professores acerca do processo ensino-aprendizagem experimentado, importância da avaliação, de se conhecer a avaliação, das variações ou adaptações de métodos tradicionais, de técnicas e recursos de ensino, de esclarecimentos dos objetivos das avaliações aplicadas, e da devolução do resultado da avaliação. Conclui-se que, embora as visões dos professores e alunos sejam conflitantes [em parte] a superação do conhecimento compartimentado e fragmentado é medida que se impõe face à interdisciplinaridade como instrumento na construção de uma nova proposta pedagógica para o ensino jurídico.

 

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Concepções. Repercussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

NASCIMENTO, J. C. de S. Concepções e repercuções da avaliação da aprendizagem no ensino jurídico: uma análise a partir da visão dos atores envolvidos no processo. Revista Exitus, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 119–137, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/43. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos