Concepções e repercuções da avaliação da aprendizagem no ensino jurídico: uma análise a partir da visão dos atores envolvidos no processo
Resumo
O presente estudo destaca a realidade da avaliação da aprendizagem ocorrida no Ensino Jurídico no país, notadamente quanto a escolha do instrumento de avaliação, sua aplicação e o feedback dele resultante para um diagnóstico do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, são apresentadas concepções e repercussões da avaliação em sala de aula a partir da visão de professores e alunos do curso de Direito da UFOPA (turma remanescente da UFPA / Campus de Santarém). Problematizou-se a análise da avaliação da aprendizagem no ensino jurídico, tendo sido aplicado um questionário aos investigados, visando coletar dados minuciosos sobre a problematização em estudo. Optou-se pela revisão bibliográfica, que subsidiou e orientou a análise do estudo, visando uma interpretação sistemática. Observou-se que as peculiaridades do ensino tradicional se perpetuam e que as manifestações de mudanças foram tão somente de cunho curricular. Gráficos imprimem a opinião de alunos e professores acerca do processo ensino-aprendizagem experimentado, importância da avaliação, de se conhecer a avaliação, das variações ou adaptações de métodos tradicionais, de técnicas e recursos de ensino, de esclarecimentos dos objetivos das avaliações aplicadas, e da devolução do resultado da avaliação. Conclui-se que, embora as visões dos professores e alunos sejam conflitantes [em parte] a superação do conhecimento compartimentado e fragmentado é medida que se impõe face à interdisciplinaridade como instrumento na construção de uma nova proposta pedagógica para o ensino jurídico.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Concepções. Repercussões.