Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão

Autores

  • Roberta Gama Brito
  • Sebastião Silva Soares

Resumo

O presente trabalho, por meio de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo sob a abordagem epistemológica histórico-cultural de vygotsky (1996), tem por objetivo propor uma reflexão sobre a influência das relações familiares no processo de aprendizagem escolar das crianças. Para isso, o estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos, utilizando como aporte de análise as concepções de família, de infância e de aprendizagem fundamentada nos estudos de Ariès (1981), Carvalho (2005), Larsh (1991), Piaget (1987), Vygotsky (1984), dentre outros. Buscou, com essa metodologia, compreender as ideias apresentadas pela literatura acerca das relações familiares e as suas possíveis influências na formação escolar da criança. O estudo possibilitou visualizar que a família pode contribuir positiva ou negativamente no processo de aprendizagem escolar, pois a criança internaliza os acontecimentos que ocorrem em casa e os exterioriza na escola. Conclui-se com este estudo que há necessidade de um equilíbrio no sistema familiar, com o propósito de minimizar déficits de aprendizagem das crianças. Além disso, os dados obtidos apontam para a necessidade de desenvolver novas análises sobre as atuais conjunturas familiares e seus impactos na aprendizagem escolar das crianças, principalmente questões relacionadas a gênero, etnia e raça.

Palavras-chave: Família. Criança. Aprendizagem escolar.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

BRITO, R. G.; SOARES, S. S. Influência da família na aprendizagem escolar da criança: ponto de reflexão. Revista Exitus, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 241–253, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/140. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos