O lugar do reconhecimento no trabalho docente

Autores

  • Sonia Terezinha Oliveira Nogueira
  • Katia Tarouquella Rodrigues Brasil

Resumo

Este artigo busca discutir o lugar de reconhecimento no trabalho docente, enfatizando a contribuição para as vivências de prazer e sofrimento no trabalho. Tem como referencial os pressupostos da psicodinâmica do trabalho, desenvolvido por Christophe Dejours, aliado aos estudos da psicanálise e educação. Parte-se da hipótese de que o reconhecimento no trabalho ameniza as vivências de sofrimento do trabalhador, propicia o sentimento de pertencimento e reveste de sentido o seu trabalho. Os dados foram analisados a partir da coleta realizada com professores de uma escola da rede pública do Distrito Federal situada em uma região de baixo Índice de Desenvolvimento Humano-IDH, no ano de 2009. Através desse estudo, pode-se concluir que o reconhecimento pode garantir o efetivo trabalho docente, bem como transformar o sofrimento em prazer e realização.

Palavras-chave: Psicodinâmica do trabalho. Reconhecimento. Trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

NOGUEIRA, S. T. O.; BRASIL, K. T. R. O lugar do reconhecimento no trabalho docente. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 93–107, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/153. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos