Etnodesenvolvimento: prática pedagógica na formação universitária de povos e comunidades tradicionais
Resumo
O artigo objetiva apresentar reflexões desenvolvidas em decorrência do processo de construção e condução do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, sediado no Campus Universitário de Altamira da Universidade Federal do Pará, com atenção prioritária para a descrição do percurso de sua criação e a forma de inclusão social de educandos oriundos de povos e comunidades tradicionais. Posteriormente, problematiza-se o direito à educação para compreender os mecanismos metodológicos e práticos que incidem diretamente na condução do Curso, com foco na forma como se procedeu a execução da disciplina Direitos Humanos e Educação e os desafios que se colocam para a tarefa de ressignificar os direitos humanos por meio do empoderamento de sujeitos e grupos até há pouco excluídos do direito de dizer o direito, assim como incluir subsídios teórico-metodológicos sobre educação escolar que os possibilitem a mudança das práticas educacionais em suas realidades de origem.
Palavras-chave: Etnodesenvolvimento. Povos e comunidades tradicionais. Direitos humanos.