Professor, escola e documentos norteadores: como lidar com os paradoxos
Resumo
Este trabalho, de abordagem qualitativa e com foco descritivo, teve como objetivo identificar, conhecer e problematizar a tríade estabelecida entre professor, escola e os documentos norteadores, envolvidos no ensino-aprendizagem da disciplina de Língua Espanhola (LE), identificando a percepção (visão/concepção) dos docentes em relação ao que apregoa a instituição de ensino enquanto eixos norteadores nos campos filosóficos e pedagógicos e se está em consonância com o que ele, professor, aplica em sala de aula. A pesquisa foi obtida por meio de duas escolas do município de Criciúma (SC), inseridas no contexto público e particular de ensino. Como aporte teórico, o estudo pautou-se nas contribuições teórico-discursivas de Bakthin (2011), Brown (2007) e outros. Ressalta-se que, frequentemente, correlações são estabelecidas entre a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008), documentos educacionais voltados para o Ensino Médio.
Palavras-chave: Professor. Escola. Documentos norteadores. Língua espanhola.