Professor, escola e documentos norteadores: como lidar com os paradoxos

Autores

  • Katiana Possamai Costa

Resumo

Este trabalho, de abordagem qualitativa e com foco descritivo, teve como objetivo identificar, conhecer e problematizar a tríade estabelecida entre professor, escola e os documentos norteadores, envolvidos no ensino-aprendizagem da disciplina de Língua Espanhola (LE), identificando  a  percepção  (visão/concepção)  dos  docentes  em  relação  ao  que  apregoa  a instituição de ensino enquanto eixos norteadores nos campos filosóficos e pedagógicos e se está em consonância com o que ele, professor, aplica em sala de aula. A pesquisa foi obtida por meio de duas escolas do município de Criciúma (SC), inseridas no contexto público e particular de ensino. Como aporte teórico, o estudo pautou-se nas contribuições teórico-discursivas de Bakthin (2011), Brown (2007) e outros. Ressalta-se que, frequentemente, correlações são estabelecidas entre a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais (1999) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008), documentos educacionais voltados para o Ensino Médio.


Palavras-chave: Professor. Escola. Documentos norteadores. Língua espanhola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

COSTA, K. P. Professor, escola e documentos norteadores: como lidar com os paradoxos. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 155–166, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/157. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos