Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Dangela Maria Pereira Santos
  • Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem da escrita, pois muitos alunos cursam o ensino fundamental, médio e superior e apresentam grandes dificuldades de aprendizagem no desenvolvimento da escrita, pois acabam passando pela escola sem desenvolver de forma significativa essa habilidade. A escolha de trabalhar essa temática surgiu da observação que a escrita é de fundamental importância para a aprendizagem dos alunos e que os educadores precisam desenvolver estratégias diversificadas para promover a aprendizagem dos educandos. Com o tema definido surgiram as seguintes problematizações: Como os professores trabalham com a escrita em sala de aula? Qual a importância da escrita para o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos? Que estratégias diversificadas os educadores utilizam para desenvolver a aprendizagem dos seus alunos? O objetivo da pesquisa é verificar como se dá a aquisição da escrita, bem como analisar o que é a escrita e observar como a escrita é desenvolvida. O trabalho sobre as dificuldades de escrita foi desenvolvido através de uma pesquisa feita com três professores, de maneira tanto qualitativa quanto quantitativa, para analisar as dificuldades de escrita por uma turma de alunos da Escola Amélia Pessoa, na localidade de Ingá dos Cardoso no município de Canindé-Ce. A presente pesquisa fundamentou-se nos estudos de CAGLIARI (1992), FERREIRO (1998), FREIRE (1991), SMITH (1991), ZILBERMAN (1991) entre outros.

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Escrita. Escola. Pesquisa.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

SANTOS, D. M. P.; CARNEIRO, S. N. V. Dificuldades de escritas diagnosticadas em alunos do Ensino Fundamental. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 195–205, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/160. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos