Da inclusão escolar do deficiente visual à educação para o sujeito

Autores

  • Nazaré Cristina Cunha de Azevedo

Resumo

O presente artigo discute o conceito de inclusão, a partir de Dubet (2003), que faz a análise da escola do ponto de vista da produção da diferença e da exclusão, mostra que além da exclusão social que produz efeitos na escola, existe a exclusão escolar, produzida na e pela escola. Recorre à psicanálise freudiana e lacaniana, para expressar uma aproximação entre deficiência visual e educação, do ponto de vista da inclusão escolar, pela via da relação professor/aluno. Para tanto, foi utilizado o método de análise bibliográfica através de leitura de textos que versam sobre o assunto, conforme aparecerá na exposição do trabalho. Propõe que o professor se desatrele dos semblantes ou discursos, sobre os quais se erguem a moral moderna, fazendo com que o sujeito deslize sob o significante mestre, surgindo como sujeito cindido, barrado, para que uma relação de ensino/aprendizagem se estabeleça.

Palavras-chave: Inclusão. Relação Professor/Aluno. Psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

AZEVEDO, N. C. C. de. Da inclusão escolar do deficiente visual à educação para o sujeito. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 217–228, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/162. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos