Da inclusão escolar do deficiente visual à educação para o sujeito
Resumo
O presente artigo discute o conceito de inclusão, a partir de Dubet (2003), que faz a análise da escola do ponto de vista da produção da diferença e da exclusão, mostra que além da exclusão social que produz efeitos na escola, existe a exclusão escolar, produzida na e pela escola. Recorre à psicanálise freudiana e lacaniana, para expressar uma aproximação entre deficiência visual e educação, do ponto de vista da inclusão escolar, pela via da relação professor/aluno. Para tanto, foi utilizado o método de análise bibliográfica através de leitura de textos que versam sobre o assunto, conforme aparecerá na exposição do trabalho. Propõe que o professor se desatrele dos semblantes ou discursos, sobre os quais se erguem a moral moderna, fazendo com que o sujeito deslize sob o significante mestre, surgindo como sujeito cindido, barrado, para que uma relação de ensino/aprendizagem se estabeleça.
Palavras-chave: Inclusão. Relação Professor/Aluno. Psicanálise.