Arquitetura do saber: espaços físicos de colégios privados na corte imperial
Resumo
No século XIX a instituição escolar foi forjada e legitimada pelo poder público e pela sociedade civil como o espaço privilegiado, o mais adequado, para se promover a instrução. Diversos tipos de escolas e práticas educativas surgiram a partir de iniciativas de particulares e pelas ações do Estado Imperial em todo país. No entanto, a malha particular de ensino, localizada na Corte Imperial, alcançou índices mais significativos nas estatísticas que contabilizavam números de colégios e alunos. Neste sentido, é imprescindível para o campo da História da Educação conhecer e compreender a organização e o funcionamento daquelas experiências. Contribuindo com a tarefa, este estudo apresenta e reflete acerca de alguns aspectos relacionados ao tema “educação particular”, como liberdade de ensino, dados estatísticos, legislação, anúncios e estrutura física de prédios escolares. A realização do investimento foi possível via operação metodológica que se baseia na leitura e análise de fontes primárias datadas da segunda metade do Oitocentos: ofícios, relatório, legislações e propagandas.
Palavras-chave: História da educação. Estado imperial. Ensino particular.