Delineando os aportes teórico-linguísticos para uma educação bilíngüe para surdos

Autores

  • Eleny Brandão Cavalcante

Resumo

O presente artigo objetiva discutir os fundamentos teóricos e lingüísticos que sustentam a Libras enquanto língua natural, contribuindo para a eliminação de mitos que assolam a compreensão e aceitação da mesma enquanto representante da comunidade surda e como língua com características tão complexas quanto as línguas orais. Sustentada nesta premissa, aponto a proposta de educação bilíngüe para surdos, solidificada a partir da compreensão da Libras enquanto língua natural, destacando seus pressupostos e estratégias de consolidação enquanto caminho para a inserção dos educandos surdos.

 

Palavras-chave: Língua de sinais. Língua natural. Bilinguismo.

 

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Publicado

2017-01-25

Como Citar

CAVALCANTE, E. B. Delineando os aportes teórico-linguísticos para uma educação bilíngüe para surdos. Revista Exitus, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 137–148, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/213. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos