A relevância da racionalidade comunicativa para a gestão educacional

Autores

  • João Augusto Gentilini
  • Elaine Cristina Scarlatto

Resumo

Este estudo apresenta implicações dos pressupostos de um modelo de gestão educacional fundamentado na perspectiva da racionalidade técnica e instrumental, tendo como referências fundamentais os estudos da Escola de Frankfurt e Gentilini (2001). Analisou-se a presença de tais pressupostos teóricos no Programa de Educação Complementar (PEC) “Prof. Henrique Scabello”, localizado na cidade de Araraquara-SP. Verificou-se que o referido modelo de gestão educacional traz implicações negativas à organização escolar investigada. E, sobretudo que a adesão ao modelo de gestão baseado na racionalidade comunicativa pode beneficiar a realização de uma gestão de ensino efetivamente democrática.

 

Palavras-chave: Racionalidade. Comunicação. Gestão Educacional.

 

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Publicado

2017-03-03

Como Citar

GENTILINI, J. A.; SCARLATTO, E. C. A relevância da racionalidade comunicativa para a gestão educacional. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 47–59, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/248. Acesso em: 18 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos