Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras em uma abordagem discursiva

Autores

  • Letícia Ramalho Brittes

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão sobre a consagração da gestão democrática no sistema público de ensino brasileiro e suas implicações para o trabalho docente. Para tanto, buscamos traçar como esse modo de gestão tem atuado na organização do trabalho desses profissionais através de deslizamentos semânticos, em termos de uma proposta democrática. Inicialmente, discorremos sobre os embates da gestão escolar no que diz respeito às influências das concepções da administração clássica na organização desta até o momento do processo de redemocratização do país que foi marcado pela implementação das políticas neoliberais. Nesta transição, interessou-nos investigar como a proposta democrática de gestão relaciona-se com as políticas educacionais de cunho neoliberal. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico que se pautou em contribuições da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau para a análise dos dados. Assim, concluímos ser necessária a construção de novos significados para o processo de gestão das escolas, na qual os profissionais da educação desenvolvam a investigação sobre novas formas de partilha do controle das regras discursivas e da estrutura curricular, pois se acredita que a gestão democrática - ao se estabelecer como normativa para o ensino público – pode contribuir com a construção de espaços contra-hegemônicos para que o processo de gestão escola e do conhecimento torne-se, radicalmente, democrático.

 

Palavras-chave: Trabalho docente. Políticas educacionais. Gestão Democrática.

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Publicado

2017-03-03

Como Citar

BRITTES, L. R. Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras em uma abordagem discursiva. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 89–99, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/251. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos