MATRIZ CURRICULAR EM LICENCIATURA DE PEDAGOGIA: reflexões sobre a formação de formadores em Mato Grosso
Palavras-chave:
Unemat, Pedagogia, Campus Universitário de JuaraResumo
A alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a partir das Leis 10.639/03 e 11.645/08 integram um processo cujos marcos extrapolam a dimensão normativa da política pública e se conectam a movimentos situados em períodos anteriores cujas sínteses podem ser identificadas nas reivindicações não só de representatividade, mas também de reconhecimento de grupos sociais subalternizados. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004), as Contribuições para a Implementação da Lei 10.639/03 e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2009), identificam atores e suas respectivas responsabilidades no processo de implementação da LDB alterada pelas mencionadas Leis. A obrigatoriedade do ensino de História Afro-brasileira, Africana e dos Povos Indígenas possui implicações para as Instituições de Ensino Superior que ofertam cursos para a formação de formadores. Tendo como referência o Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Juara da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), esta reflexão busca dialogar com o campo normativo e de que maneira processos, práticas, procedimentos e produtos pedagógicos foram sendo (re)elaborados ao longo das últimas duas décadas de modo a adequar-se às exigências legais. Tomando o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Instituição de Ensino Superior supracitada, acredita-se angariar subsídios para aprofundar e aperfeiçoar compreensões que contribuam com o debate acerca de políticas educacionais, desvelando desafios, possibilidades e, eventualmente, limites.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº. 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília: 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEPPIR, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 27 de junho. 2025.
GOMES, Nilma L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras. V. 12, n. 1, p.98-109, jan./abr., 2012.
GONÇALVES, Rafael; CARVALHO, Mark Clark. de. Desafios da Educação na/da/para a Amazônia. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/50138/33604. Acesso em 26.jun.2025.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil, 2019. Rio de Janeiro, IBGE, 2019.
SOUZA, Kennedy; LIMA, Jandir. Amazônia Legal: uma análise da convergência do crescimento e do desenvolvimento econômico. Disponível em: www.researchgate.net/publication/376229901. Acesso em 26.jun.2025.
SUDAM. Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Síntese de Indicadores da Amazônia Legal. Disponível em: http://repositorio.sudam.gov.br:8080/sudam/biblioteca/publicacoes-institucionais/sintese-de-indicadores-da-amzonia-legal-2020.pdf. Acesso em 26 de junho de 2025.
UNEMAT. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Campus Universitário de Juara. Projeto Político Pedagógico Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Pedagogia. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Tânia Paula da Silva, Paulo Alberto dos Santos Vieira, Karina Almeida de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).








