MATRIZ CURRICULAR EM LICENCIATURA DE PEDAGOGIA: reflexões sobre a formação de formadores em Mato Grosso

Autores

Palavras-chave:

Unemat, Pedagogia, Campus Universitário de Juara

Resumo

A alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a partir das Leis 10.639/03 e 11.645/08 integram um processo cujos marcos extrapolam a dimensão normativa da política pública e se conectam a movimentos situados em períodos anteriores cujas sínteses podem ser identificadas nas reivindicações não só de representatividade, mas também de reconhecimento de grupos sociais subalternizados.  As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004), as Contribuições para a Implementação da Lei 10.639/03 e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2009), identificam atores e suas respectivas responsabilidades no processo de implementação da LDB alterada pelas mencionadas Leis.  A obrigatoriedade do ensino de História Afro-brasileira, Africana e dos Povos Indígenas possui implicações para as Instituições de Ensino Superior que ofertam cursos para a formação de formadores.  Tendo como referência o Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Juara da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), esta reflexão busca dialogar com o campo normativo e de que maneira processos, práticas, procedimentos e produtos pedagógicos foram sendo (re)elaborados ao longo das últimas duas décadas de modo a adequar-se às exigências legais.  Tomando o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Instituição de Ensino Superior supracitada, acredita-se angariar subsídios para aprofundar e aperfeiçoar compreensões que contribuam com o debate acerca de políticas educacionais, desvelando desafios, possibilidades e, eventualmente, limites.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Paula da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Docente do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-Campus de Cáceres). Graduada em Geografia pela UFMS/CEUL. Mestre em Geografia pela UNESP/FCT. Doutora em Geografia pela UFF. Membro do Grupo de Pesquisa: Estudos Agrários (UFMS). Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA/UNEMAT). Tem experiência na área de Geografia e Ensino, com ênfase na Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Agrária, Ensino de Geografia e Educação das Relações Étnico-Raciais.

Membro do Grupo de Pesquisa sobre Ação Afirmativa e Temas da Educação Básica e Superior (GRAFITE).

Paulo Alberto dos Santos Vieira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor adjunto - Universidade do Estado de Mato Grosso (1998/atual). Coorientador Projeto Move la America (Capes/MEC, 2025). Professor Visitante (UNAL/Bogotá, 2012). Doutor - Sociologia (UFSCar, 2012). Coordenador do Dinter em Sociologia UFSCar/UNEMAT (2016/2020). Gestor do Acordo de Cooperação Internacional entre a Unemat e a Unipúnguè em Moçambique (2022/2029). Docente de Programas de Pós-graduação na Universidade do Estado de Mato Grosso: Educação (Cáceres/MT) e Educação Inclusiva (Sinop/MT).

Líder do Grupo de Pesquisa - Ação afirmativa e temas da educação básica e superior (Grafite - CNPq/UNEMAT 2014).

Karina Almeida de Sousa, Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências de Grajaú

Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos, mestra em Sociologia (2012) e doutora em Sociologia (2020) ambos pela mesma universidade. Realizou estágio sanduíche (PDSE-CAPES) desenvolvido junto a Georgia State University (2018-2019). Especialista em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico (2019) pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora adjunta vinculada ao curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências de Grajaú e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Centro de Ciências de Imperatriz. É pesquisadora associada a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).

É líder do Grupo de Pesquisa Diáspora Africana e Culturas Afrodiaspóricas (DACA) e membra do grupo de pesquisa Transnacionalismo Negro e Diáspora Africana (UFSCar) e do GRAFITE- Grupo de Pesquisa sobre Ações Afirmativas e Temas da Educação Básica e Superior (UNEMAT).

Referências

BRASIL. Lei nº. 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília: 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEPPIR, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 27 de junho. 2025.

GOMES, Nilma L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras. V. 12, n. 1, p.98-109, jan./abr., 2012.

GONÇALVES, Rafael; CARVALHO, Mark Clark. de. Desafios da Educação na/da/para a Amazônia. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/50138/33604. Acesso em 26.jun.2025.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil, 2019. Rio de Janeiro, IBGE, 2019.

SOUZA, Kennedy; LIMA, Jandir. Amazônia Legal: uma análise da convergência do crescimento e do desenvolvimento econômico. Disponível em: www.researchgate.net/publication/376229901. Acesso em 26.jun.2025.

SUDAM. Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Síntese de Indicadores da Amazônia Legal. Disponível em: http://repositorio.sudam.gov.br:8080/sudam/biblioteca/publicacoes-institucionais/sintese-de-indicadores-da-amzonia-legal-2020.pdf. Acesso em 26 de junho de 2025.

UNEMAT. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Campus Universitário de Juara. Projeto Político Pedagógico Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Pedagogia. 2025.

Downloads

Publicado

2026-01-05

Como Citar

SILVA, T. P. da; VIEIRA, P. A. dos S.; SOUSA, K. A. de. MATRIZ CURRICULAR EM LICENCIATURA DE PEDAGOGIA: reflexões sobre a formação de formadores em Mato Grosso. Revista Exitus, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e026009, 2026. DOI: 10.24065/re.v16i1.2928. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2928. Acesso em: 23 jan. 2026.

Edição

Seção

Dossiê