O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo

Autores

  • Alessandra de Sousa dos Santos
  • José Leite dos Santos Neto
  • Rhaysa Moraes de Lima

Resumo

No livro “As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita”, as autoras Lígia Márcia Martins, professora Livre-docente da UNESP e Ana Carolina Galvão Marsiglia, professora da UFES, estabelecem uma comparação entre o processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita nas perspectivas construtivista e histórico-crítica, consideram a importância desta prática social e entendem que há um problema referente a esta questão que perpassa pela escola, uma vez que a alfabetização deve visar à humanização dos sujeitos e ultrapassar a ideia de apenas troca de experiências por entender que a educação de qualidade deve atender às lutas da classe trabalhadora envolvendo a qualidade da formação dos alunos.  A obra está organizada em dois capítulos: Marcos referenciais da perspectiva construtivista e da psicologia histórico-cultural e A alfabetização para o construtivismo e para a psicologia histórico-cultural/pedagogia histórico-crítica (PHC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

SANTOS, A. de S. dos; SANTOS NETO, J. L. dos; LIMA, R. M. de. O olhar sobre o desenvolvimento da escrita da criança: PHC e Construtivismo. Revista Exitus, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 255–259, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/32. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenha