O processo de elaboração e adequação dos planos de educação dos planos de educação e a rede de assistência técnica da SASE/MEC

Autores

  • Geraldo Grossi Júnior
  • Ronara de Castro Azevedo Alcantara
  • Stela Fontes Ferreira da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1ID394

Resumo

A lei 13.005/2014 instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE) e colocou aos estados, Distrito Federal e munícipios brasileiros a obrigatoriedade de elaboração ou adequação de seus planos decenais de educação no prazo de um ano. Consciente de sua responsabilidade supletiva, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, organizou uma proposta de assistência técnica aos entes federativos visando colaborar na elaboração ou adequação dos planos de educação em consonância com o Plano Nacional. Uma rede de assistência técnica, formada por avaliadores educacionais, constituiu-se junto aos entes federativos e teve como base do trabalho um material orientativo, a formação daquela rede e a implantação do sítio “Planejando a Próxima Década”, que serviram para unificar a atividade de assistência técnica, contudo respeitando a individualidade de cada estado e município, além do Distrito Federal. O presente artigo tem por finalidade apresentar essa experiência como uma política de estado que surpreendeu pelos resultados alcançados, devido à composição articulada de uma rede de assistência técnica que pudesse dialogar com todos os estados, Distrito Federal e municípios do país. Esse trabalho foi realizado em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Na esfera municipal todos os 5.570 municípios que possuem código do IBGE concluíram o processo ou estão em fase de conclusão de elaboração ou adequação de seus planos.

 

Palavras-chave: Planos de educação. Regime de colaboração. Experiência de gestão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

GROSSI JÚNIOR, G.; ALCANTARA, R. de C. A.; CUNHA, S. F. F. da. O processo de elaboração e adequação dos planos de educação dos planos de educação e a rede de assistência técnica da SASE/MEC. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 171–196, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID394. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/394. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos