Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJA

Autores

  • Telma Alves

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1ID396

Resumo

O presente artigo é o recorte de uma pesquisa, em nível de doutoramento, que se encontra na fase de produção de dados no campo empírico. O texto analisa criticamente o Projeto Político-Pedagógico do curso de Manutenção e Suporte em Informática, implantado em 2006 no campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Com ele, atende-se ao Decreto nº 5840/06, que instituiu e determinou a implantação, a nível nacional, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) na Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. O escopo da análise diz respeito a forma como o currículo integrado foi evidenciado e a concepção de interdisciplinaridade apresentada no texto da proposta pedagógica. Através do entrecruzamento de documentos e à luz de referenciais teóricos, a análise preocupa-se em identificar a garantia de ofertar os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade aos jovens e adultos trabalhadores, destinatários do PROEJA. Conclui-se o artigo com ênfase no significado do trabalho docente na mediação das propostas das políticas e/ou programas educacionais, na modalidade de educação de jovens e adultos, apontando para a importância de pesquisas que considerem o trabalho do professor como objeto e que contribuam para as formações inicial e continuada de professores nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.

 

Palavras-chave: Proeja. Currículo Integrado. Interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

ALVES, T. Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJA. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 224–249, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID396. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/396. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos