Inventário de dissertações e teses com o tema avaliação em educação matemática publicadas no Brasil

Autores

  • Angélica Francisca de Araújo

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o tema “avaliação em educação matemática”, a partir dos problemas de pesquisa de teses e dissertações produzidas com o tema nos programas de pós-graduação em todo o Brasil. Para seleção do material foram realizadas buscas de teses e dissertações com o tema em sites de busca e nos “repositórios” das universidades. O banco de teses Educação Matemática “EDUMAT” da Faculdade de Educação da Unicamp, permitiu encontrar os trabalhos mais antigos, apesar de não estarem publicados na íntegra. A escolha do referencial teórico dos autores nas décadas pesquisadas também será levada em consideração, pois a cada referencial um ponto de vista. A pesquisa foi construída com a análise de 29 trabalhos, sendo 25 dissertações e 04 teses, divididas por décadas desde o ano de 1976 até 2013. Foi possível notar que a preocupação com a avaliação sempre existiu, mudando apenas o foco (em alguns momentos no aluno, outros na metodologia empregada). A bibliografia utilizada acompanha a evolução do tema e suas problemáticas.

 

Palavras-chave: Avaliação. Educação matemática. Teses..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

ARAÚJO, A. F. de. Inventário de dissertações e teses com o tema avaliação em educação matemática publicadas no Brasil. Revista Exitus, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 102–118, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/42. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos