Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar

Autores

  • Maria Regina Teixeira Ferreira Capelo
  • John Miguel Costa Varela
  • Noemí Serrano-Díaz

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2ID532

Resumo

A educação emocional é fundamental para a adaptação pessoal e social do indivíduo. Assim sendo, buscou-se por meio desta pesquisa adaptar a prova para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças portuguesas na educação pré-escolar. Após equivalência semântica, operacional, conceptual e de itens, a prova foi respondida por 374 crianças. Os dados obtidos foram contrastados com critérios externos avaliados pelas representações das 26 educadoras de infância. Verificou-se maior número de acertos em relação à alegria e à tristeza na subescala perceção e expressão das emoções básicas com a escola privada a apresentar maior rendimento; que a perceção e valorização das emoções básicas aumenta em função da idade; que o género feminino apresenta maior performance na subescala perceção e valorização das emoções básicas;  e relações significativas positivas entre as subescalas em análise e os critérios externos - adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e correlações significativas negativas entre as subescalas e a conflitividade. A prova, embora em fase desenvolvimental, contribui para medir a adaptação pessoal e social das crianças portuguesas na etapa pré-escolar

 

Palavras-chave: Perceção Emocional. Valorização Emocional. Avaliação da Perceção Emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

CAPELO, M. R. T. F.; VARELA, J. M. C.; SERRANO-DÍAZ, N. Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 137–162, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID532. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/532. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos