Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA

Autores

  • Ana Cely de Sousa Coelho
  • Messias Furtado da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2ID533

Resumo

Educação escolar indígena consubstanciada em diálogo intercultural que respeite o jeito de ser e viver de cada povo, apesar de garantida nos marcos legais, ainda é uma realidade a ser construído por muitas maõs. Neste artigo, apresentamos resultado de pesquisa sobre a experiência pedagógica de professores não-indígenas na educação escolar do povo indígena Wai-Wai da aldeia Mapuera, município de Oriximiná/PA, com o objetivo de analisar as relações, diálogos e dificuldades enfrentadas por estes na efetivação da educação intercultural em aldeia indígena. A constituição dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com professores que atuam no ensino fundamental da Escola Indígena Mapuera. Os resultados mostram desafios, entraves, dificuldades e potencialidades em efetivar a educação intercultural, instrumento de luta dos povos indígenas pela preservação da cultura e tradições indígenas.

 

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Prática Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

COELHO, A. C. de S.; DA SILVA, M. F. Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 163–188, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID533. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/533. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos