Sexo e sexualidade: tabu, polêmica ou conceitos polissêmicos? Reflexões sobre/para a formação de educadores

Autores

  • Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines
  • Juliana Negrello Rossarolla

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2ID537

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma “reflexão sobre a ação e sobre a reflexão-na-ação” a partir de dois encontros de uma pesquisa-ação colaborativa (IBIAPINA, 2008) sobre e para a formação de educadores sexuais para atuarem na Educação Básica, a qual aliou a formação-investigação de uma mestranda com o processo de formação inicial em uma Licenciatura em Ciências Biológicas de um Instituto Federal amazônico. Os encontros desta pesquisadora com os estudantes (colaboradores) consistiram em ações diagnósticas, estudos de textos e diálogos sobre a questão “O que é sexo e sexualidade? Você se sente preparado para atuar em educação sexual?”. O registro dos dados foi realizado em planejamentos dos encontros, videogravação da interação e registro ampliado realizado nas vinte e quatro horas subsequentes. Os vídeos foram analisados novamente alguns meses depois para reflexão mais aprofundada com a análise do discurso, de acordo com referencial de Schön (1992) e Foucault (1999). Constatou-se que a temática é complexa, não aparece no Projeto Pedagógico do Curso, mas os alunos vivenciaram várias atividades na prática formativa, especialmente no PIBID, por iniciativa de alguns professores-formadores, mas as mesmas foram consideradas insuficientes. Concluiu-se com a convicção de que os professores necessitam de uma formação permanente e de trabalho coletivo na escola (especialmente através da pesquisa-ação colaborativa) para exercerem com responsabilidade e compromisso social a tarefa de educadores sexuais.

 

Palavras-chave: Educação Sexual. Formação de Professores. Pesquisa-ação Colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Como Citar

MARTINES, E. A. L. de M.; ROSSAROLLA, J. N. Sexo e sexualidade: tabu, polêmica ou conceitos polissêmicos? Reflexões sobre/para a formação de educadores. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 273–299, 2018. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID537. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/537. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos