Significações do corpo na escola de aplicação da UFPA
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2ID540Resumo
Ao nos lançarmos neste processo investigativo com o objetivo de compreender as significações construídas sobre e pelo corpo junto aos alunos da escola básica, colocamo-nos ao mesmo tempo o compromisso de refletir sobre a forma como as práticas escolares, como extensões de nossas atividades humanas vem incidindo nas atribuições de sentido que os alunos fazem do corpo. Ancoramos nossa metodologia em uma abordagem qualitativa e para a coleta e a análise dos dados, no que diz respeito ao discurso dos alunos, utilizamos a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). A partir da pergunta geradora: o que significa a palavra corpo para você? Identificamos quatro unidades de significado: 1) corpo biológico; 2) corpo reprodutor; 3) movimento; 4) morada da alma. A análise dos resultados nos levaram a inferir que as significações atribuídas pelos doze sujeitos da pesquisa ainda permanecem fortemente atreladas a uma visão utilitarista, instrumental e fragmentada do corpo. Ao nos depararmos com este cenário, defendemos a corporeidade como o elo fundamental a ser trabalhado dentro da escola com o intuito de restituir a concepção de unidade corpórea e a noção de corpo como a manifestação de nossa própria existência.
Palavras-chave: Corpo. Significação. Escola.