A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas?
Resumo
O presente artigo busca refletir sobre o início da docência, assumido como um processo contínuo de aprendizagem a partir dos resultados de pesquisas produzidas no âmbito dos programas de pós-graduação em educação do Brasil. Para tanto, recorre a um universo de 14 pesquisas (dissertações e teses), tentando elucidar as principais características desse período de iniciação profissional e como a política de inserção na carreira se faz presente nesse momento. O texto finaliza advogando que a política existente no início de carreira é a do aprender sozinho, responsabilizar-se sozinho pelo seu desenvolvimento profissional. No que tange a isso, afirma não haver uma política de inserção desse profissional na carreira, uma vez que não há, ainda, uma compreensão do processo de aprender a ser professor como algo contínuo e, como corolário disso, uma política que assuma o estabelecimento de elos entre a formação inicial, o início de carreira e a formação continuada.
Palavras-chave: Professor iniciante. Aprendizagem profissional da docência. Política de formação de professores.