Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações

Autores

  • Eliane Mahl
  • Fátima Elisabeth Denari
  • Douglas Roberto Borella
  • Jalusa Andréa Stoch
  • Fabiano da Guia Rocha

Resumo

Nestes tempos de rápidas e profundas transformações sociais que repercutem, por vezes de maneira dramática nas escolas, acaba obrigando os professores a fundamentarem-se teoricamente para justificar à comunidade escolar e à própria sociedade o que já sabem fazer: transmitir saberes universais construídos historicamente, estreitando assim as relações entre o seu próprio discurso, o da legislação e o de sua prática pedagógica. Em tempos de inclusão, nunca fez-se tão necessária a busca por qualificação na formação profissional, objetivando transformar a sociedade excludente em uma sociedade para todos. Uma sociedade onde todos possam, por meio da educação, refletir criticamente sobre as suas potencialidades e limitações, bem como sobre as de outras pessoas, independente se estas pessoas/alunos apresentam ou não Necessidade Educacionais Especiais. E, mesmo talvez com uma visão utópica, não se pode deixar de acreditar que todo ser humano é indispensável e importante para a construção de uma sociedade mais justa, e como o alunado também adquire valores através da educação, que estes valores estejam atrelados ao reconhecimento de que cada ser humano é único e especial, tendo muito a contribuir com suas diferenças.

 

Palavras-chave: Inclusão. Práticas pedagógicas. Formação profissional.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

MAHL, E.; DENARI, F. E.; BORELLA, D. R.; STOCH, J. A.; ROCHA, F. da G. Desafios e ações para a efetiva inclusão educacional: algumas considerações. Revista Exitus, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 157–166, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/80. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos