Proposta para a formação de professores ribeirinhos no Estado de Rondônia

Autores

  • Nair Ferreira Gurgel do Amaral

Resumo

Após dez anos de contatos com as escolas de comunidades ribeirinhas, no município de Porto Velho/RO, decidimos compartilhar os “frutos” que colhemos na aceitação às diferenças, na superação das relações opressoras e preconceituosas que se estabelecem no âmbito da escola e apresentar uma proposta de formação docente voltada para o atendimento dessas comunidades. Assumir o multiculturalismo requer entender que vivemos numa sociedade híbrida e que, numa época classificada como pós-moderna, tornam-se inadmissíveis oposições como popular x culto, moderno x tradicional, urbano x rural. A hibridação precisa ser vista com um olhar transdisciplinar. Por isso, ousamos, neste trabalho, apresentar uma proposta de ensino que abrange a formação inicial e a continuada e apresentamos princípios norteadores e investimentos na escola. Recomendamos maior ênfase nos estágios e solicitamos concurso diferenciado, não rotatividade dos professores nas escolas, infoinclusão, bibliotecas, livros e profissionais comprometidos com as causas dos ribeirinhos. Defendemos a tese dos currículos abertos e valorização da afetividade.

 

Palavras-chave: Formação docente. Pluralidade cultural. Comunidades ribeirinhas.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

AMARAL, N. F. G. do. Proposta para a formação de professores ribeirinhos no Estado de Rondônia. Revista Exitus, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 183–200, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/82. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos