Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos

Autores

  • Ana Maria de Lima Souza

Resumo

O interesse deste estudo se coloca na dimensão histórica da avaliação da sala de aula, especialmente da avaliação da aprendizagem no ensino superior com o propósito de analisar as repercussões dessa trajetória na prática de avaliação. Para melhor compreensão, sem a intenção de realizar uma revisão sobre a literatura da avaliação escolar, procura-se apenas situá-la, de modo geral, historicamente, para chegar ao contexto universitário, para o quê faz-se uma incursão pela produção científico-acadêmica até os três primeiros anos deste século. Conclui-se que no contexto universitário ainda predominam práticas de avaliação mais tradicionais do que transformadoras e os resultados nefastos do processo de avaliação apontados na pesquisa da década de 1980, são reafirmados nas décadas de 1990 e 2000. Ressalta-se que o tema apresentado é constituinte do capítulo I da Tese de Doutorado defendida no IP\USP com o título: Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior na Perspectiva do Aluno.

 

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Ensino superior. Práticas de avaliação.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

SOUZA, A. M. de L. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos. Revista Exitus, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 231–254, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/85. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos