Psicanálise e Educação: um olhar sobre o fenômeno do bullying

Autores

  • Maria Giovanna Machado Xavier

Resumo

O artigo discute o fenômeno do bullying, partindo da análise de textos de divulgação encontrados facilmente na internet. Realiza a discussão buscando na Psicanálise freudiana e na Psicanálise de Orientação lacaniana, as bases teóricas necessárias para desmistificar o fenômeno enquanto prática de violência unilateral vivida nas escolas e na sociedade em geral. O fenômeno é apresentado como um sintoma social contemporâneo, cuja origem encontra-se no processo de constituição dos sujeitos que praticam o bullying, seja como agressor ou como receptor da agressividade do outro. Considera que ambos responsáveis pela relação que constroem, pela via de seus sintomas.

 

Palavras-Chave: Psicanálise. Bullying. Educação. Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

XAVIER, M. G. M. Psicanálise e Educação: um olhar sobre o fenômeno do bullying. Revista Exitus, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 154–169, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/99. Acesso em: 2 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos