Sobre a Revista

Objetivo
Possibilitar a difusão de conhecimento acadêmico em Educação Especial, Educação Bilíngue de Surdos e/ou Inclusão de Pessoas com Deficiência e áreas afins, contribuindo para a divulgação de pesquisas na/para região Norte do Brasil e fomentando intercâmbio com pesquisadores das demais regiões e com outros países.

Público-alvo
Pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação com pesquisas em Educação Especial, Educação Bilíngue para Surdos e/ou Inclusão de Pessoas com Deficiência e áreas afins.

Foco e escopo
A Revista Saber Incluir (RSI) é criada em 2023, sendo um periódico com publicação contínua, divulgando artigos científicos sobre temáticas diversas em Educação Especial. Busca incentivar a publicação no campo de estudos em Educação, destacando a Educação Especial e inclusão de pessoas com deficiência como aspecto necessário e inerente a diversidade humana e as diferenças presentes na sociedade. Ainda, tem como foco o espaço escolar e não escolar, sendo o primeiro integrante do ideal da luta pela valorização da pluralidade dos que a compõem e relacionado com os aspectos constitutivos dos processos de ensinar e aprender, além das contribuições desse espaço e dos demais para reflexões e proposições no desenvolvimento humano em áreas correlatas. Como escopo intenta apresentar e divulgar estudos oriundos de pesquisas sobre: educação especial, educação bilíngue para surdos, políticas públicas para pessoas com deficiência, culturas e práticas educacionais inclusivas para pessoas com deficiência, educação especial e educação bilíngue para surdos como modalidades e suas interfaces, assim como reflexões e tensões de temas atuais propondo uma análise crítica da Educação Especial na perspectiva inclusiva e diálogos com demais áreas como a Educação Bilíngue para Surdos.

Política de submissão
A RSI, revista da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), publica, em edições anuais com publicação contínua, trabalhos acadêmicos inéditos, escritos em português, espanhol e inglês. São aceitos artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, que devem seguir as normais adotadas pela revista. Os autores se responsabilizam pelo envio dos textos revisados.

A revista publica apenas artigos de autores com titulação mínima de pós-graduação stricto sensu. Autores graduados ou com pós-graduação lato sensu (Especialização) podem publicar de forma conjunta com autores que tenham a titulação mínima exigida. Alunos de graduação e pós-graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado), em andamento, poderão publicar de forma conjunta com seus orientadores, desde que o orientador tenha a titulação mínima exigida.

A RSI não possui taxa de publicação e de editoração (articles processing charges – APC). Atende à demanda de fluxo contínuo, podendo haver números especiais organizados na forma de Dossiês Temáticos, a partir de seleção de trabalhos apresentados e/ou premiados em eventos científicos da área ou, ainda, selecionados por meio de edital específico.

A revista online está aberta a toda comunidade científica, com acesso por meio do Portal de Periódicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Para garantir um maior número de autores na revista, cada autor e/ou coautor poderá publicar somente um artigo por ano.

As colaborações encaminhadas para a RSI podem ser apresentadas como: artigos de estudos teóricos, pesquisas empíricas, revisões de literatura, ensaios, relatos de experiência, artigos técnicos, depoimentos, entrevistas e resenhas. A revista, eventualmente, poderá aceitar outros tipos de contribuições que não estejam vinculadas diretamente a essas seções.

Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista Saber Incluir realiza avaliação cega por dois pareceristas. A identidade dos pareceristas permanece anônima para os autores. Os trabalhos enviados serão apreciados de acordo com o seguinte processo:

1 - O material recebido passa por uma primeira avaliação por parte da Comissão Editorial para verificar a adequação às normas e à linha editorial.

2 - Caso não preencha os requisitos acima, o material é devolvido ao autor para, caso deseje, reformulá-lo para nova submissão.

3 - Caso seja aprovado nessa etapa inicial, é então encaminhado a dois pareceristas para uma avaliação cega. É mantido o anonimato do autor para o envio aos pareceristas. Em caso de não haver consenso, a Comissão Editorial terá a decisão final.

4 - O parecer é comunicado ao autor, com as seguintes alternativas:

- aprovado para publicação na revista;

- aprovado após ajustes necessários;

- não aprovado para publicação na revista;

A aprovação ou recusa de cada artigo depende da disponibilidade e agilidade do Conselho Editorial e dos pareceristas ad hoc.

O processo de avaliação pode ter duração até 6 meses.

Periodicidade

A Revista Saber Incluir tem periodicidade quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor. Isto está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.

Acesso aberto e Copyright 

A Revista estará disponível online, seguindo a política Open Access, gratuita e licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0, sendo descrita conforme a seguir:

CC BY-NC (Atribuição-NãoComercial)
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Ética da Publicação e Declaração sobre más práticas

A Revista Saber Incluir se compromete com a garantia da ética e qualidade dos artigos publicados.

Espera-se de todas as partes envolvidas na publicação – autores, editores e pareceristas – o comportamento ético de acordo com os valores do campo científico.

Em particular,

Dos autores: autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre o significado do trabalho de pesquisa, bem como detalhes suficientes e referências que permitam a replicação dos estudos. Afirmações dotadas de fraude ou imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Resenhas também devem ser objetivas, compreensivas e levar em conta o estado da arte de forma precisa. Os autores devem garantir que seu trabalho é inteiramente original, e que as citações de trabalhos de outros pares são adequadamente apresentadas. Plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável. Igualmente, submeter o mesmo manuscrito para mais que uma revista ao mesmo tempo também constitui um comportamento antiético e é inaceitável. Autores não devem submeter artigos que descrevam substancialmente a mesma pesquisa para mais de um jornal. O autor responsável pela submissão deve garantir que há aceitação completa de todos os coautores sobre a versão final do artigo e de sua submissão para publicação.

Editores: editores devem avaliar manuscritos exclusivamente a partir de seu mérito acadêmico. Um editor não deve utilizar de informações não publicadas em sua própria pesquisa sem o consentimento expresso do autor. Editores devem tomar medidas razoáveis e responsivas no caso de reclamações em relação a um manuscrito submetido ou um artigo publicado.

Pareceristas: cada manuscrito recebido para avaliação deve ser tratado como documento confidencial. Informação privilegiada ou ideias obtidas por meio de peer review devem ser mantidas confidenciais e não podem ser utilizadas de forma a obter vantagem pessoal. Avaliações devem ser conduzidas de forma objetiva, e observações devem ser formuladas claramente com argumentos que às sustentem, de forma que os autores possam utiliza-las para aprimorar seus artigos. Se um revisor selecionado sentir-se não qualificado para realizar a avaliação ou souber que não poderá realiza-la deve comunicar prontamente ao editor. Avaliadores não devem aceitar analisar manuscritos com os quais eles possuam qualquer conflito de interesses resultado de relações competitivas, colaborativas, ou relações de outro caráter.

Apoio

ICED / UFOPA

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