Normas para Submissão

1. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas empíricas, revisões de literatura, ensaios, relatos de experiência, artigos técnicos, depoimentos, entrevistas e resenhas.

2. Os trabalhos deverão ser submetidos através do seguinte endereço: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistasaberincluir/

3. Os textos dos artigos (artigos de estudos teóricos, pesquisas empíricas, revisões de literatura, ensaios, relatos de experiência e artigos técnicos) deverão ter uma extensão entre 20.000 a 35.000 caracteres (com espaços), não contados o resumo, abstract, resumen e as referências. Os textos de depoimentos ou entrevistas deverão ter no máximo 15.000 caracteres (com espaços). Os textos de resenha deverão ter no máximo 10.000 caracteres.

4. Os manuscritos deverão ser escritos, preferencialmente, em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa.

5. Cada artigo poderá ter no máximo três autores, sendo pelo menos um com título de doutor(a) e ou mestre (a), exceto resenhas que podem ser submetidas por mestrandos e doutorandos. Número maior que 3 autores deverão apresentar justificativa a ser apreciada pelos Editores. Depoimentos e Entrevistas terão no máximo 2 autores, além do(a) entrevistado(a). Resenham devem possuir apenas um(a) autor(a)

6. Os artigos deverão conter: título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol (resumo, palavras-chave, abstract, keywords, resumen, palavras claves), introdução, conclusão/considerações finais e referências. A revista disponibiliza Template com as exigências normativas. Documentos que não estiverem de acordo com o Template não serão aceitos. Para acessá-lo, basta clicar no link a seguir e realizar o download: Template RSI.

7. O texto deverá ser digitado no editor Microsoft Word, fonte Century Schoolbook, tamanho 12, espaço 1,5. Deverá ser formatado em A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior, direita e esquerda de 2,5 cm.

8. O(s) nome(s) do(s) autor(es) NÃO deve(m) ser colocado(s) no arquivo enviado na submissão. Deve(m) ser incluído(s), completos e por extenso, através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas: indicar e-mail completo para divulgação no artigo; informar os créditos acadêmicos e profissionais no campo Biografia (titulação – incluir todas da mais recente para a mais antiga, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país); link do Currículo Lattes no item URL; link do ORCID ID do referido autor no item ORCID. Obs: caso os metadados estejam incompletos o artigo será recusado e uma nova submissão deverá ser realizada.

9. O resumo (abstract e resumen), não excedendo 250 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo. De três a cinco palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract e do resumen.

10. Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de rodapé deve ser para alguma informação de caráter explicativo. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

11. As citações devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2023).

12. Considerando a temática da revista, deve-se atender os requisitos de acessibilidade de Figuras, Gráficos, Tabelas e Quadros, atendendo o Art.8º e o Art. 63 da Lei Brasileira da Inclusão (LBI), conforme difundido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) por meio do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), e reproduzidas a seguir:

Acessibilidade para Tabelas e Quadros:

  • Evitar tabelas e quadros com mais de cinco colunas e dez linhas.
  • É desaconselhável o uso de linhas ou colunas mescladas.
  • Recomenda-se que Tabelas e Quadros sejam ser produzidos no próprio editor de texto (Word, por exemplo), em formato de texto e não de imagem. Caso a autoria opte pelo formato de imagem, é obrigatória a inserção de texto alternativo descrevendo a imagem, conforme as orientações a seguir

Normas de acessibilidade nas figuras, gráficos, tabelas e quadros

Descrição das imagens:

Descrever as imagens, utilizando-se da ferramenta de texto alternativo, de seu editor de texto:

Passo 1: Sobre a imagem, clique no botão direito, e selecione “Editar Texto Alt” ou “Exibir Texto Alt” ou “Propriedades da tabela” e “Texto Alt” (De acordo com o ano do seu editor de texto, por exemplo, Word, o caminho para inserir o Texto Alternativo para a imagem poderá ser diferente. Para mais informações, acesse o “Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais”, a partir da página 42, disponível pelo link: Livro - Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais.pdf.

Passo 2: Na lateral direita, aparecerá uma caixa de texto onde você deverá digitar o Texto Alternativo que descreve a imagem (Figura, Gráfico, Tabela ou Quadro).

Atenção: A quantidade de caracteres para essa descrição NÃO será contabilizada no total de caracteres permitidos para a submissão de artigos.

Para saber sobre quais informações deverá privilegiar na redação do Texto Alternativo, poderá consultar as seguintes referências:

 

13. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para as áreas da RSI.

14. O(s) autor(es) deve(m) realizar cuidadosa revisão gramatical do texto, antes de seu envio no site da RSI, não sendo de responsabilidade da revista a revisão de língua portuguesa.

15. Após terem os textos aceitos para publicação, os autores deverão encaminhar Autorização para publicação e Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autoriais;

16. A versão final do texto, aprovada para publicação, deverá passar por revisão ortográfica e gramatical feita por profissional qualificado. Para atestar a revisão, a Declaração de revisão ortográfica e gramatical deverá ser encaminhada juntamente com a versão final (documento complementar) ou para o e-mail: revistasaberincluir@gmail.com.

17. O(a) autor(a) responsável pela submissão, desde que atenda as condições editoriais, se voluntariará a avaliar ao menos um manuscrito do periódico, independentemente do resultado do processo de avaliação de sua submissão;

18. O(s) autor(es) ao submeter(em) artigos à RSI concordam em manter o regime de exclusividade e originalidade do texto, sendo necessária a autorização expressa da mesma para publicação em outro veículo.

19. Referências: Devem vir, ao final do trabalho, alinhadas a esquerda e em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor (em caixa-alta), segundo a norma NBR 6023/2018, da ABNT, com destaque em negrito. Sugere-se que os prenomes sejam escritos por extenso e não abreviados. Seguem alguns exemplos:

Livro:

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain; SCHNAPPER, Dominique. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: EDUSP; Zouk, 2016.

Capítulo de livro:

GRAFTON, Anthony. O leitor humanista. In: CHARTIER, Roger; CAVALLO, Guglielmo (Orgs.). História ida leitura no mundo ocidental. 2. Ed. São Paulo: Ática, 1998, p. 5-46

Artigo em revista:

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, v.1, n.1, p. 9-43, jan./abr. 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279. Acesso em: 01 jan. 2002.

Legislação:

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

Obs.: Demais referências aqui não exemplificadas deverão atender a norma da ABNT (NBR 6023/2018).

19. Depoimentos ou Entrevistas: consistem em conversa entre duas ou mais pessoas – o(a)(s) entrevistador(a)(es) e o(a)(s) entrevistado(a)(s) – que visa obter informação para compor o texto.

    • Serão considerados autores do texto o(a)(s) entrevistador(a)(es) e o(a)(s) entrevistado(a)(s).
    • As entrevistas submetidas poderão possuir como entrevistados: pesquisadores das áreas de interesse da RSI; autores de livros com grande circulação publicados sobre as temáticas da RSI; editores de periódico científico nacional ou internacional das áreas de interesse da RSI; profissionais com reconhecida experiência (local, regional, nacional ou internacional) nas áreas de interesse da RSI.
    • Ao submeter um depoimento ou entrevista, considerar o seguinte: representa um avanço no conhecimento que merece ser divulgado para a sociedade? contribui para a popularização do conhecimento científico? apresenta inovações significativas? pode ter impacto na sociedade ou na atuação de outros profissionais? além do público-alvo, a entrevista poderá ser utilizada também por tomadores de decisão, pesquisadores, estudantes e público em geral?
    • Deve vir acompanhado, no corpo do texto de: Dados sobre o(a)(s) entrevistado(a)(s) (breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição a qual está afiliado, produção científica resumida, formação acadêmica e outras para destacar a relevância de realização da entrevista); Lead (pequeno texto que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”.) e foto do(a)(s) entrevistado(a)(s) (com boa resolução e com autorização prévia do entrevistado).
    • Devem ser compostos por 4 a 10 questões e o texto deve conter o máximo de 15.000 caracteres (com espaço), excetuando-se os dados sobre o(a)(s) entrevistado(a)(s) e o
    • Os textos submetidos passarão pela análise da Equipe Editorial e, se necessário, dos membros do Comitê Editorial. Em caso de alteração do texto original, a versão revisada será submetida à aprovação final do(a)(s) autor(a)(es).

20.Resenhas: para o envio das resenhas, deverão ser seguidos os mesmos critérios especificados para os artigos, podendo ser submetidas por mestrandos e doutorandos, obedecendo as seguintes alterações:

    • Serão aceitas resenhas de livros inéditos, clássicos, recentes (até 5 anos da primeira edição) ou de pouca divulgação.
    • Os arquivos devem ser submetidos em extensão “doc.”, “.docx.”.
    • A resenha deverá ter no máximo 10.000 caracteres.
    • A resenha deve ter título diferente do título do livro resenhado.
    • A resenha deve ter no seu início uma ficha técnica do livro resenhado, contendo os dados necessários (título, autor, editora, cidade, ano, número de páginas, ISBN, etc.). Se possível, imagem da capa do livro em boa resolução.

 

Propostas de Dossiê:

As propostas enviadas a Revista Saber Incluir (RSI) serão analisadas previamente pelo Conselho Editorial, e devem ser submetidas por um(a) pesquisador(a) responsável pela organização do número. Primeiramente, deve-se enviar a proposta do dossiê temático para o e-mail: revistasaberincluir@gmail.com, incluindo:

  1. Apresentação com título, justificativa e relevância do tema;
    • Resumo de cada artigo, com até 250 palavras, que comporá o número;
    • Cada número deverá ser composto por, no mínimo, seis e, no máximo, dez artigos;
    • Curriculum abreviado dos autores, apresentando suas titulações e vinculações institucionais.
  2. A proposta deverá expressar a diversidade teórico-metodológica do campo; contemplar diferentes instituições e regiões do país (são aceitos, no máximo, dois artigos da mesma instituição), e incluir, necessariamente, a participação de autores filiados a instituições brasileiras e internacionais.
    • A critério do(s) organizador(es), podem constituir na proposta artigos redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol;
    • Não serão aceitos para publicação artigos que não integrem uma proposta temática previamente aprovada pelo Conselho Editorial;
    • Os textos originais completos serão submetidos à apreciação prévia do Conselho Editorial, seguindo o mesmo processo de avaliação dos artigos de fluxo contínuo;
    • Após aprovação dos artigos pelos pareceristas, a publicação na RSI se concretizará após a assinatura da Autorização para publicação.
  3. Processo de submissão:
    • A proposta previamente encaminhada à apreciação do Comitê Editorial, se aprovada, deverá ser submetida pelo(a) organizador/a em até 90 dias, contando a partir da data de comunicação de aprovação, no Sistema da RSI, que utiliza o Open Journal System.
    • Cada autor deverá se registrar no sistema e submeter o seu artigo para apreciação do Conselho Editorial, indicando no campo “Comentário do autor” o título da proposta do dossiê ao qual pertence. O acesso ao sistema de cadastro pode ser realizado a partir de: incluir link do site da revista.
    • A apresentação formal dos textos originais deverá seguir as Diretrizes para autores informadas no endereço: incluir link do site da revista.
  4. Cabe ao organizador da proposta as seguintes funções:
    • definir a ordem dos textos;
    • cuidar do número de páginas do conjunto e cumprimento das normas de apresentação dos textos;
    • redigir a apresentação;
    • supervisionar o trabalho de submissão dos autores convidados;
    • acompanhar, se for o caso, o processo de reformulação dos artigos com os autores;
    • cumprir a entrega dos textos revisados no prazo estipulado;
    • assegurar que os autores enviem a Autorização para publicação e Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais.