Redes Sociais

Ausência de APCs (Article processing charges)
A RSI não cobra taxas de processamento, submissão e publicação de artigos (Article Processing Charge-APC), de autores nacionais e internacionais por textos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.
A publicação é totalmente gratuita e de acesso aberto.
A RSI publica trabalhos originais, referentes às áreas da Educação Especial, da Educação Bilíngue para Surdos e da Inclusão de Pessoas com Deficiência, sob diferentes ênfases ou campos da pesquisa como: Metodologia, Métodos e Ética na Produção e Difusão do Conhecimento Científico na Perspectiva da Acessibilidade; História da Educação Especial, Organizações e Movimentos Sociais; Políticas Educacionais e Interfaces; Formação de Profissionais na Perspectiva da Acessibilidade; Serviços de Apoio à escolarização, à Formação Profissional e Tecnológica; Famílias e Cooperação; Diferenciação e Acessibilidade Curricular; Recursos Pedagógicos e Didática; Ensino de Línguas e Educação Especial: Aquisição, Aprendizagem, Formação e atuação Profissional; Tecnologia Assistiva; Comunicação e Letramento; Habilidades Sociais, Emocionais e Cognitivas na Perspectiva Biopsicossocial; Avaliação da Aprendizagem; Formação e Acessibilidade na Educação Superior, Profissional e Tecnológica; Interfaces das Modalidades de Ensino com a Educação Especial; Educação Física, Esportes e Acessibilidade; Fatores de Risco: Prevenção e Intervenção na Perspectiva Biopsicossocial; Diversidade de Gênero e Sexualidades; Profissionalização, Programas de Transição ao Trabalho e Acessibilidade Laboral; Arte, Cultura e Lazer; entre outros.
É um periódico de publicação contínua. O material aceito e não publicado imediatamente poderá ser publicado em blocos posteriores, ficando a critério dos editores a melhor inserção do material na revista.
A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar e aceitar submissões de artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a um ano.
Serão aceitos Artigos que cumpram as normas da Revista especificadas na seção Normas para submissão.
A Revista Saber Incluir (RSI) declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de total responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Equipe Editorial deste periódico.
As orientações descritas na seção Normas para submissão devem ser seguidas pelos proponentes e autores convidados, caso contrário poderá implicar na recusa da proposta.
Artigos de estudos teóricos ou pesquisas empíricas:
A estrutura deste tipo de texto consiste em diferentes seções, que contém os estágios do processo de investigação científica, e podem ser organizados, não obrigatoriamente, da seguinte forma: introdução com a problemática e os objetivos da pesquisa; método / metodologia; resultados; discussão; e conclusão ou considerações finais. O texto deve ser elaborado como resultante de um processo de investigação científica.
Revisões de literatura:
Em formato de estado da arte ou estado do conhecimento, como narrativa, integrativa, sistemática ou meta análise da produção científica e acadêmica. Constitui-se na análise de um corpus abrangente de investigação, relativo a assuntos de interesse para o desenvolvimento da área da educação especial e inclusão de pessoas com deficiência. Devem descrever pormenorizadamente a metodologia e os procedimentos utilizados para busca dos estudos originais.
Precisa-se explicitar os critérios utilizados na seleção dos estudos que foram incluídos e excluídos da revisão e os procedimentos metodológicos realizados para análise e síntese dos resultados. Espera-se também que os autores sugiram os próximos passos de investigação para a resolução dos problemas identificados, a partir dos resultados encontrados.
Ensaio:
Trabalhos teóricos, preferencialmente encomendados pela Comissão Editorial, que retratam o conhecimento aprofundado do autor para refletir criticamente sobre um constructo científico existente e/ou articulá-lo às áreas da Educação Especial e da Inclusão de Pessoas com Deficiência, bem como cooperar para seus avanços. Podem ainda ser descrições de desenhos diversos, para diferentes realidades e/ou situações que contemplem o universo da Educação Especial e Inclusão de Pessoas com Deficiência e como se apresentam na contemporaneidade. Precisam se relacionar com o conceito de sociedade inclusiva e do seu reconhecimento das diferenças e da diversidade.
Relatos de experiência ou Artigos técnicos:
Descrição, nos moldes científicos, de procedimentos e tecnologias educacionais, com vistas a melhoria de situações ou problemas educacionais e/ou melhor atuação do profissional atuante na área de Educação Especial e na Inclusão de Pessoas com Deficiência. Para esses textos as seções são mais livres e flexíveis, não deixando de lado a importância da presença de uma introdução e de um desenvolvimento que explicite a condução da experiência.
Depoimentos ou Entrevistas:
Seção aberta a pesquisadores e/ou personalidades com representação pública na área de Educação Especial e Inclusão de Pessoas com Deficiência, com vistas à descrição de depoimentos ou entrevistas sobre temas relevantes para a revista.
Resenhas:
Consiste em um texto de apreciação e apresentação de livros ou coletâneas da área de Educação Especial e da Inclusão de Pessoas com Deficiência publicados em data anterior ao envio da resenha de até cinco anos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
• Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
• Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
• Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Redes Sociais

Revista Saber Incluir - e-ISSN: 2965-8950| Prefixo DOI: 10.24065
Periodicidade: Quadrimestral
Contato / Endereço
Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
Instituto de Ciências da Educação/ICED
Av. Marechal Rondon, S/N Bairro Caranazal
CEP: 68070-840 - Santarém/PA/Brasil
E-mail: revistasaberincluir@gmail.com

O conteúdo deste site é licenciado com a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International license .